Buscar

gerontologia

Uma das condições mais prevalentes nos idosos é a hipertensão arterial sistêmica (HAS). Evidências demonstram que, no Brasil, 68% dos indivíduos com 65 anos ou mais apresentam a condição de HAS. Dessa forma, estratégias de prevenção e/ou tratamento para idosos hipertensos podem garantir maior qualidade de vida e sobrevida a essa população.

A pressão arterial é definida como o produto fisiológico do débito cardíaco pela resistência vascular periférica (PA = DC x RVP). É facilmente observável, então, que existem componentes ligados exclusivamente ao coração (DC, débito cardíaco) e às vias de condição do sangue, veias e artérias (RVP, resistência vascular periférica). Assim, falhas constantes nos componentes cardíacos ou vasculares elevam a pressão arterial e, ao longo do tempo, trazem danos ao corpo.

Partindo da importância dessa temática, neste Desafio, no papel de profissional, considere o seguinte cenário:


💡 1 Resposta

User badge image

Evandro Ramos

As atividades aeróbias podem influenciar nos níveis sistólicos e diastólicos da pressão arterial, contribuindo para a estabilidade ou até mesmo a redução e com isso promover uma melhor qualidade de vida aos indivíduos hipertensos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais