Buscar

A morfologia é uma disciplina que sempre esteve no centro das abordagens gramaticais, a gramática aqui entendida como conjunto de regras que o fala...

I- A gramática descritiva explicita os mecanismos da língua fora da prescrição normativa, portanto, o certo/errado é substituído pelo adequado/inadequado em relação ao contexto de uso pelo falante.

 II- A gramática internalizada norteia de modo prescritivo a escrita e a fala, portanto considera as variações linguísticas como erro em relação à norma padrão.

 III- A gramática normativa é a forma nata da linguagem, isto é, as regras gramaticais que a criança aprende com seu grupo de convívio e que sabe operar muito antes de ser escolarizada. 

IV- Um exemplo de gramática internalizada da língua portuguesa é quando a criança, mesmo sem nunca ter estudado, jamais coloca o artigo após o substantivo, portanto todo falante da língua portuguesa jamais diz “menino o encontrou menina a”.

Assinale a alternativa CORRETA:

💡 1 Resposta

User badge image

Carla Azevedo

(A) I IV

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

2 pág.
1 pág.
2 pág.
1 pág.

Perguntas Recentes