Buscar

Questões de Perícia Judicial - Avaliação On-Line 3 (AOL 3)

Pergunta 1

“Art.465. § 2º Ciente da nomeação, o perito apresentará em 5 (cinco) dias: I - proposta de honorários; II - currículo, com comprovação de especialização; III - contatos profissionais, em especial o endereço eletrônico, para onde serão dirigidas as intimações pessoais. § 3º As partes serão intimadas da proposta de honorários para, querendo, manifestar-se no prazo comum de 5 (cinco) dias, após o que o juiz arbitrará o valor, intimando-se as partes para os fins do art. 95" (CPC/2015). Diante desse parágrafo, o perito pode:

 

O perito judicial, se verificar que precisa de outro perito de outra área, deve primeiro perguntar ao juiz, via petição, se poderá utilizar de outro profissional.

O perito contador do juízo pode incluir em sua proposta de honorários o valor a ser pago por contratação de especialista técnico.

Se for nomeação vindo de segunda instância, somente atender se o juiz da primeira instância dizer que pode atender.

O perito judicial, vendo que os assistentes técnicos não são da mesma área que a sua, pode peticionar ao juiz a suspeição deles.

O perito judicial deve colocar junto os honorários dos assistentes das partes

Pergunta 2

No judiciário há um processo em andamento com prioridade de tramitação, ou seja, a parte pode ter riscos de saúde, idoso, entre outros motivos. Assim, o perito é nomeado, e se trata de um caso muito complexo, inclusive com pedidos de documentos interestaduais. Diante disso, é correto afirmar que o perito:

Deve se comportar normalmente, dentro dos prazos legais estabelecidos, até mesmo pedir prorrogação se necessário, bem como solicitar documentos fora do estado, mesmo que demore.

Não pode solicitar nenhuma prorrogação de prazo.

Por conta da prioridade de tramitação, solicita os documentos de outro estado, se não chegar a tempo, entrega o laudo inconclusivo no prazo por não ter os documentos que não chegaram a tempo.

A prioridade de tramitação reduz todos os prazos pela metade, inclusive para o perito.

Por ter prioridade, não cabe recusa por parte do perito judicial, sendo obrigado a aceitar o encargo, para evitar atrasos do processo.

Pergunta 3

Durante a execução do seu trabalho, o perito judicial verificou ser imprescindível documentos fiscais que estão de posse do autor, que não foram apresentados ao processo incialmente. Assim, é conduta do perito judicial nomeado:

O perito, sabendo que as partes não são obrigadas a produzir provas contra si mesmo, não pede os documentos a parte, e sim diretamente ao juiz, para que analise essa situação.

O perito judicial suspeitando que o autor não colocou nos autos os documentos fiscais por vontade própria, é sinal que há fraudes ou erros, e assim, peticiona ao juiz que analise primeiramente a fraude para, então, solicitar os documentos.

O perito judicial, sabendo que as partes não são obrigadas a produzir provas contra si mesmas, não requisita os documentos, pois pode haver fraudes, ou seja, ir produzir prova contra si mesmo.

O perito judicial peticiona pedido de análise documental por fraude, a outro perito oficial da polícia.

Pergunta 4

“O perito pode valer-se de especialistas de outras áreas para a realização do trabalho, quando parte da matéria-objeto da perícia assim o requeira. Se o perito utilizar informações de especialista, inclusive se anexar documento emitido por especialista, o perito é responsável por todas as informações contidas em seu laudo ou parecer. ” (NBC TP 01 / 2015). Assinale a opção correta quanto ao assunto:

O perito judicial não pode contratar ou perito de outra área, ele deve, como responsável do laudo, fazer por conta própria a outra especialidade.

O perito especialista que assistir o perito judicial, só poderá ser pago pelas partes do processo.

O perito judicial apenas indica o nome do seu assistente.

O perito judicial não pode adicionar nos pedidos de honorários, o valor referente ao honorário desse outro perito.

Os honorários desse perito assistente de outra área, caberá apenas ao perito judicial.

O perito judicial deve embasar na proposta de honorários o valor que o seu assistente irá cobrar, caso seja nomeado por ele

Pergunta 5

Durante o andamento de um processo, o julgador se depara com duvidas técnicas que necessita de outro profissional para ajudá-lo. Dessa, forma nomeia um profissional para ser seu assistente judicial. A intimação determina que o perito apresente a proposta de honorários, assim, o perito deve considerar antes:

Peticiona ao juiz várias propostas de honorários.

Verifica se seu CNPC não foi caçado, baixado ou bloqueado.

É necessário que avalie os riscos da atuação no processo.

Deve considerar a qualidade técnica do juiz.

Por se julgar não apto, não faz nada, e espera o prazo passar para o juiz nomear outro.

💡 3 Respostas

User badge image

Adriana Linhares

Resposta da pergunta 1
O perito judicial, se verificar que precisa de outro perito de outra área, deve primeiro perguntar ao juiz, via petição, se poderá utilizar de outro profissional.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais