Buscar

Simulado ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES

A execução de uma instrução de máquina passa por várias etapas e saber identificar as características e propriedades da arquitetura CISC e RISC é fundamental para embasar uma decisão de escolha. Em uma comparação inicial dessas duas arquiteturas, podemos afirmar que:

A arquitetura RISC provê mais instruções.

A arquitetura RISC utiliza microprograma para decodificar instruções.

 O maior número de registradores está na arquitetura RISC.

As operações de ambas visam sempre acesso à memória.

A arquitetura CISC tem um pipeline mais eficiente.

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo Rodrigues

O maior número de registradores está na arquitetura RISC.

A arquitetura RISC utiliza um conjunto de instruções reduzido e cada instrução executa uma tarefa simples e específica, o que permite uma arquitetura mais limpa e eficiente. Uma das características da arquitetura RISC é ter um grande número de registradores para armazenar dados temporários e minimizar a necessidade de acesso à memória principal. Isso contribui para o desempenho da arquitetura, reduzindo a necessidade de buscas na memória e aumentando a velocidade de execução.

Já a arquitetura CISC é caracterizada pelo uso de um conjunto de instruções mais complexo, com operações que podem realizar múltiplas tarefas em uma única instrução. Além disso, a arquitetura CISC tende a ter um pipeline mais longo, o que pode aumentar a latência e reduzir o desempenho em alguns casos. No entanto, a arquitetura CISC tem a vantagem de ser mais flexível e poderosa em relação às operações que pode realizar, o que a torna adequada para algumas aplicações específicas.

1
Dislike0
User badge image

joel silva

O maior número de registradores está na arquitetura RISC.


Estruturalmente, a abordagem RISC realiza operações apenas sobre os registradores, excluindo-se operações específicas, como as que servem apenas para buscar ou guardar dados na memória. Devido as suas características intrínsecas, a arquitetura RISC apresenta um maior número de registradores.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais