Buscar

As psicoterapias

“As psicoterapias são consideradas práticas de atenção psicológica que visam a auxiliar o indivíduo a lidar com seu sofrimento emocional. [...]. As psicoterapias têm sido reconhecidas como uma das formas prioritárias para a resolução de problemas de saúde mental, ao lado de técnicas e procedimentos empregados pela psicofarmacoterapia, reabilitação psicossocial e profissional, dentre outras (Organização Mundial da Saúde - OMS, 2002; Santeiro, 2008). Embora essa reflexão da OMS acerca do emprego da psicoterapia pareça nova, deve-se destacar que as psicoterapias são procedimentos sistemáticos e cientificamente fundamentados, cuja inscrição histórica é relativamente recente, já que remonta a pouco mais de um século. Trata-se de campo fragmentado e multifacetado, atravessado por uma pluralidade de sistemas teóricos e abordagens, embora apenas cerca de duas dezenas delas sejam dominantes (Hanns, 2004; Santos, 2007; Weissmann, Markowitz & Klerman, 2009). “

Assinale a alternativa que indica de que modo a existência de diversas teorias psicoterápicas apresentam uma limitação do processo de validação das psicoterapias.

Escolha uma:

a. A psicologia não defende suas teorias na linguagem que as demais ciências compreendem.

b. As diferentes teorias psicoterápicas adotam o referencial teórico e isso confunde cientistas de outras áreas.

c. Vários modelos teóricos, cada um à sua maneira, podem acessar a mesma vida psíquica e adotar técnicas diferentes para trata-la. 

d. As teorias e técnicas psicoterápicas perdem a validade com o passar o tempo em função das mudanças sociais de cada época.

e. Apesar das teorias se diferenciarem, o conjunto de técnicas se assemelha profundamente e isso enfraquece invalida as teorias.

💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais