Buscar

Em que medida o professor ajuda ou atrapalha a construção da compreensão da escrita por parte do aluno?

De acordo com Ferreiro (2010, p. 59), a escola pode fazer muito para ajudar as crianças, especialmente aquelas cujos pais não podem transmitir-lhes um conhecimento que eles mesmos não possuem. O professor é quem pode diminuir essa carência, evitando, porém, ficar prisioneiro de suas próprias convicções: as de um adulto já alfabetizado. Para ser eficaz, terá de adaptar seu ponto de vista ao da criança.


Em que medida o professor ajuda ou atrapalha a construção da compreensão da escrita por parte do aluno? Em que medida ele deve intervir ou deixar que o aluno levante suas hipóteses?

💡 2 Respostas

User badge image

alineterlaramos ramos

O professor e mediado de conhecimentos
0
Dislike0
User badge image

Tebbi Soares

É preciso haver equilíbrio entre a intervenção do professor e a compreensão autônoma dos alunos no processo de alfabetização. O professor precisa reconhecer que os alunos já possuem a capacidade de compreender os símbolos e seus significados, e até mesmo de formularem hipóteses de escrita, antes mesmos de serem considerados alfabetizados. Assim, a intervenção constante do professor (prisioneiro de suas próprias convicções) acaba atrapalhando o processo de desenvolvimento dos alunos, por indicar sempre um “caminho” que deve ser seguido, sem desvios. Nesse sentido, é importante que o professor observe, faça diagnósticos de aprendizagem e registre aquilo que o aluno já compreende para melhor ajudá-lo a desenvolver seu processo de alfabetização e letramento.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais