Buscar

preciso de ajuda com essa pergunta

O Estado de Pindorama editou a Lei Estadual nº 2, de 2021, por meio da qual obrigou que todas as pessoas que possuissem carros brancos contratassem seguro obrigatório de uma empresa específica, considerada mais cara que as atuais do mercado, dado o maior risco que tais carros possuem para ser roubados naquele estado. A referida ação veio a ser declarada inconstitucional pelo STF por violação ao princípio da igualdade, ao princípio da proporcionalidade e pela usurpação da competência privativa da União para legislar sobre contratos e seguros, José da silva morador do estado de Pindorama, poderá tomar a seguinte medida:

Ajulzar mandado de segurança pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional. Ajuizar ação de responsabilidade civil do estado de Pindorama pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional.


A - Ajuizar mandado de segurança pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional.

B - Ajuizar ação de responsabilidade civil do estado de Pindorama pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional.

C - Não poderá adotar medidas judiciais em face de Pindorama, visto que o estado não pode ser responsabilizado civilmente por atos legislativos, dado que há a distribuição equitativa dos ônus socials.

D - Ajuizar ação de responsabilidade civil objetiva do estado de Pindorama, com base no art. 37, § 6º, da Constituição.

💡 12 Respostas

User badge image

Gabriela Santos do Nascimento

B

Ajuizar ação de responsabilidade civil do estado de Pindorama pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional.

3
Dislike1
User badge image

fleg26

B - Ajuizar ação de responsabilidade civil do estado de Pindorama pelos prejuízos sofridos pela lei declarada inconstitucional.

2
Dislike1
User badge image

Ruana Melo

Jfy
0
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais