Buscar

. SOSSSS

“Acho que a grande discussão hoje não é de quais são os nossos direitos, mas de quem são esses humanos. Essa é a discussão prioritária na sociedade. Quais são os nossos direitos é fácil: pegamos a Declaração de 1948, os pactos dos quais o Brasil é signatário, a Convenção Nacional sobre Tortura. Temos vários instrumentos legais e jurídicos que falam sobre esses direitos. Acho que o nó está em entender quem são esses humanos para os quais esses direitos são voltados; é ampliar essa noção para uma concepção de direitos humanos onde caibam mais humanos – ou onde caibam todos os humanos - e colocar em discussão que políticas estão sendo produzidas que tornam alguns humanos e outros não-humanos. Por isso, a Psicologia precisa encarar de frente essa temática.” (Trecho retirado da Entrevista com Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), conselheiro presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e professor do Instituto de Psicologia da UFRJ).

 

Comente a afirmativa acima, demonstrando como a discussão sobre a relação entre os “humanos” e os “menos humanos” tem importância para a prática profissional da Psicologia, atravessando temas como racismo, relações de gênero e desigualdade social, independente da área profissional ou abordagem a ser escolhida. 


💡 2 Respostas

User badge image

Beatriz

Upp
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais