Buscar

1. Discorra sobre a condição de saúde que acomete a paciente do caso.

Paciente D.F.S., gênero feminino, 8 anos de idade, compareceu ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), acompanhada da genitora para atendimento com o cirurgião-dentista (CD). Esta paciente foi diagnosticada previamente pelo profissional médico com Osteogênese Imperfeita e foi encaminhada para o CD para avaliação da saúde bucal. A genitora contou ao CD que D.F.S. tem histórico de diversas fraturas ósseas e múltiplas internações hospitalares. A paciente apresenta grande dificuldade de locomoção, com deformidade nos membros superiores e inferiores. Ao exame intrabucal, a paciente apresentava dentição mista com diversas unidades dentárias com coloração cinza-azulada. A higiene bucal era insatisfatória com grande quantidade de biofilme dentário, quando questionado à genitora sobre a dieta da paciente, ficou claro a ingestão de uma dieta cariogênica com abuso de doces e biscoitos. Os dentes posteriores apresentavam fraturas de esmalte e exposição da dentina. Inicialmente foi feito a instrução de higiene bucal e de dieta. Foi solicitado exame radiográfico que evidenciou constrição na região cervical dos molares e obliteração dos canais radiculares dos incisivos inferiores.

Imaginado que você é o CD que está conduzindo o caso de D.F.S, discorra a respeito dos seguintes tópicos: 

1. Discorra sobre a condição de saúde que acomete a paciente do caso. 

2. Qual o diagnóstico para as alterações dentárias da paciente? Como você chegou a essa conclusão? Correlacione o que a literatura científica traz, com os achados no caso da paciente. 

3. Discorra sobre a importância da instrução de higiene oral e de dieta para a paciente e a genitora.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais