Buscar

perguntas...

1)

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é também conhecida como constituição "cidadã" e foi bastante comemorada, pois rompeu com um período em que o país viveu sob o regime ditatorial. Sobre a Constituição Federal, é correto afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    A Constituição Federal de 1988 não passa de uma simples lei, com a mesma hierarquia que as demais, pois é elaborada pelos mesmos deputados e senadores que fazem as demais legislações brasileiras.

  • b)

    A Constituição Federal de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, pois constitui, em todo o país, o sistema jurídico, político e social.

  • c)

    A Constituição Federal de 1988 ofende a cidadania brasileira, pois foi criada por membros constituintes que defendiam um regime ditatorial e não prevê direitos e garantias aos cidadãos.

  • d)

    A Constituição Federal de 1988 é conhecida como constituição cidadã, porém, não possui efetividade já que é uma lei de inferior hierarquia, abaixo das demais leis

2)

A Constituição Federal é de extrema importância por trazer em seu texto os valores fundantes do sistema político, jurídico e social do Brasil. Entre as suas disposições, a Constituição Federal estabelece a existência de três Poderes, os quais possuem as funções primárias de criar leis, gerenciar a administração pública e julgar os conflitos. Esses Poderes, independentes e harmônicos entre si, são:


Alternativas:

  • a)

    Legislativo, Executivo e Judiciário

  • b)

    O Imperador, o Executivo e o Judiciário

  • c)

    O Ministério Público, o Executivo e o Judiciário

  • d)

    O Parlamento, o Ministério Público e o Executivo

3)

O art. 5º da Constituição Federal é um dos mais importantes artigos da Lei Maior, eis que em seus mais de setenta incisos traz inúmeros Direitos e Deveres Individuais e Coletivos. Sobre esses direitos, é correto afirmar que


Alternativas:

  • a)

    A Constituição assegura o direito à igualdade, mas não prevê o direito de igualdade, estabelecendo privilégios políticos aos proprietários de bens móveis e imóveis.

  • b)

    A Constituição Federal prevê o princípio da não presunção de inocência,  considerando culpada a pessoa acusada de crime logo no início do processo judicial

  • c)

    A Constituição assegura o direito à liberdade, à igualdade, à propriedade e à presunção de inocência.

  • d)

    A Constituição não assegura o direito à propriedade privada, pois poderá o Estado, a qualquer tempo, retirar este direito do cidadão, caso seja de interesse coletivo.

4)

O Direito usa diversos conceitos para tratar de situações que impactam em nosso cotidiano; dentre estes, estão os conceito de "personalidade jurídica" e "capacidade de fato". A personalidade jurídica nos habilita a sermos reconhecidos como sujeitos de direito, enquanto que a capacidade de fato nos possibilita o exercício dos atos da vida civil cotidiana. Sabendo desses conceitos, é correto afirmar que:


Alternativas:

  • a)

    "Capacidade de fato" e "personalidade jurídica" são sinônimos, não havendo diferença para o Direito. Após o nascimento, a pessoa já adquire "personalidade jurídica" e "capacidade de fato" ao mesmo tempo.

  • b)

    A "capacidade de fato" começa como nascimento com vida; já a "personalidade jurídica" apenas se inicia quando a pessoa adquire aptidão legal para exercer direitos, tal como assinar um contrato

  • c)

    A "personalidade jurídica" começa como nascimento com vida, assim, o nascituro (ainda em fase de concepção no ventre da mãe) não possui nenhum direito assegurado pela lei

  • d)

    A "personalidade jurídica" começa com o nascimento com vida, mas a lei assegura, desde a concepção, os direitos do nascituro (aquele que ainda está no ventre da mãe).

5)

O Direito diferencia a pessoa física (ou pessoa natural) da pessoa jurídica. Uma pessoa jurídica não surge com o nascimento tal qual uma pessoa física, mas há um momento em que aquela passa a ser considerada como existente. Sabendo disso, assinale a alternativa CORRETA:

I- A pessoa jurídica possui personalidade jurídica própria e é reconhecida, pelo direito, como sujeito de direitos e obrigações; portanto, não se confunde com a figura de seus sócios.

II- Enquanto a pessoa física surge com o nascimento, a pessoa jurídica de direito privado surgirá juridicamente após a inscrição de seus atos constitutivos (contratos e estatutos), no seu registro característico (Junta Comercial ou Cartório de Registro).

III- A desconsideração da pessoa jurídica ocorre quando um juiz, diante de um processo, ignora a existência da pessoa jurídica para atingir o patrimônio pessoal de seus sócios e, assim, satisfazer os credores.


Alternativas:

  • a)

    Apenas IIe III estão corretas;

  • b)

    Apenas III está correta;

  • c)

    I, II e III estão corretas;

  • d)

    Apenas I e II estão corretas

 

💡 1 Resposta

User badge image

Cláudia Naomi

1 -b 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais