Buscar

INTRODUÇÃO À GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Auxiliar Financeiro – CBO 2522-05

A agropecuária é uma atividade produtiva que apresenta algumas características econômicas diferentes, comparativamente ao setor industrial e comercial, como, por exemplo:

- dependência dos fatores climáticos;

- dificuldade de comercialização devido à elevada perecibilidade dos produtos;

- incertezas de elevado risco financeiro.

O produtor deve administrar a propriedade rural como uma empresa, gerenciando os custos e administrando o risco, deve fixar um preço que cubra os custos de produção e que inclua uma margem de lucro. A especulação ocorre quando o produtor aguarda o melhor preço para seu produto.

Entre os fatores que influenciam os preços das commodities estão os relacionados à oferta e à demanda. Mas, atualmente, observa-se que além desses fundamentos do mercado é preciso também considerar a atuação dos fundos de investimento.

Os fundos mais importantes são:

Fundos Hedge - fornecem liquidez para o mercado de capitais e assumem posições especulativas.

Fundos de Commodities - formados por agentes à procura de uma rápida diversificação do portfólio de aplicações financeiras.

Esses fundos conseguem obter os retornos desejados precisamente porque operam sem muitas das restrições financeiras que poderiam dificultar suas complicadas estratégias. Assim como os fundos mútuos, os fundos hedge são uma combinação de recursos investidos em instrumentos financeiros, frequentemente empregam o recurso da alavancagem e utilizam sofisticadas estratégias de negociação que o investidor comum não entende.

No agronegócio, os fundos trouxeram riscos, pois ao buscarem novos mercados para diversificar, acabaram entrando no mercado de commodities agrícolas, no período em que a demanda por alimentos aumentava em mercados emergentes como a China e a Índia. Os fundos entraram de maneira agressiva no mercado de commodities. Em 2008, o mercado futuro de soja mundial movimentou 18 safras anuais e os fundos foram responsáveis por 8 delas.

O aumento dos volumes de negociação nas Bolsas levou a um aumento dos preços, que passaram a oscilar de maneira mais intensa. O aumento da volatilidade também é provocado pela entrada e saída dos fundos no mercado. Mas, por um período de tempo, os preços das commodities foram aumentando e ficaram sobrevalorizados, favorecendo produtores, que receberam mais pelos seus produtos; investidores, que ganharam nas suas operações e favorecendo também as Bolsas, que tiveram um aumento de liquidez. Mas a bolha estourou e ocorreram grandes prejuízos, muitas vezes provocados pela não aversão ao risco, a especulação se tornou mais frequente do que a proteção.

Questão para discussão:

Historicamente, os preços das commodities sempre foram afetados por fatores relacionados à oferta e à demanda, mas, em 2008, os fundos de investimento atuaram de maneira agressiva no mercado de commodities agrícolas e causaram grandes estragos na economia.

O que você sugere para que essas intervenções nos mercados não ocorram de maneira tão desastrosa? Está faltando uma regulação mais eficiente do mercado? 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No contexto apresentado, uma sugestão para evitar intervenções desastrosas nos mercados de commodities agrícolas é a implementação de uma regulação mais eficiente. Essa regulação poderia incluir medidas como: 1. Controle e monitoramento mais rigoroso das atividades dos fundos de investimento, especialmente aqueles que atuam no mercado de commodities agrícolas. Isso poderia envolver a definição de limites para suas operações e a exigência de transparência nas transações. 2. Estabelecimento de mecanismos de controle de preços, de forma a evitar oscilações excessivas e volatilidade no mercado. Isso poderia ser feito por meio de mecanismos de intervenção governamental, como estoques reguladores ou políticas de incentivo à produção. 3. Fortalecimento dos órgãos reguladores e fiscalizadores, para garantir o cumprimento das regras e evitar práticas abusivas ou manipulativas por parte dos agentes do mercado. 4. Estímulo à diversificação da produção agrícola, de forma a reduzir a dependência de determinadas commodities e minimizar os impactos de intervenções especulativas. 5. Promoção de uma maior educação financeira e capacitação dos produtores rurais, para que possam compreender melhor o funcionamento do mercado e tomar decisões mais informadas. É importante ressaltar que essas são apenas algumas sugestões e que a regulação do mercado de commodities agrícolas é um tema complexo, que envolve diversos aspectos econômicos, políticos e sociais. Portanto, é necessário um debate amplo e aprofundado para encontrar soluções eficientes e equilibradas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais