Buscar

Discuta sobre a faixa normal do pH sanguíneo e os fatores que podem causar alterações nesses níveis

1) Discuta sobre a faixa normal do pH sanguíneo e os fatores que podem causar alterações nesses níveis.

2) Comente sobre as diferenças entre a acidose e alcalose respiratória, e acidose e alcalose metabólica.

3) Descreva os mecanismos de compensação dos distúrbios acidobásico simples do pH sanguíneo, envolvendo acidose e alcalose respiratória, e acidose e alcalose metabólica.


💡 3 Respostas

User badge image

Thailla Kailany-3B

Uma das propriedades mensuráveis do sangue é o seu grau de acidez ou alcalinidade. Esse grau é indicado pela escala do pH, sendo que o 0 indica uma solução ´´fortemente ácida`` e o 14 indica uma solução ´´fortemente alcalina ou básica``; o 7, no centro dessa escala, é considerado neutro. O pH do sangue é considerado levemente alcalino, pois o normal é que seu índice fique entre 7,35 e7,45. Quando há uma alteração nesses valores, para mais ou menos, a saúde do paciente fica em risco. É justamente nessas alterações que se caracteriza os quadros de acidose e alcalose. O pH sanguíneo é mensurado por um exame de sangue chamado gasometria arterial. Porém, esse exame é feito apenas em casos extremos, quando o paciente se encontra em uma UTI ou CTI. Nos demais casos, exames de sangue e urina convencionais são os suficientes para os médicos tenham as informações necessárias para dar o diagnóstico.

Se o distúrbio acidobásico for acidose respiratória, ele é compensado por uma alta excreção renal de H+ e, com isso, reabsorção de bicarbonato renal para o sangue, onde ele tampona o excesso de H+. Se for acidose metabólica, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação). Na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sanguínea e tampona o excesso de bicarbonato. E a alcalose metabólica é compensada por hipoventilação ou espirometria em circuito fechado (respirar num saco de papel). É importante ressaltar que, quando há um ´´excesso`` de compensação, cria-se um distúrbio acidobásico, oposto ao que o indivíduo tinha (ex: para compensar uma acidose metabólica, a pessoa respira demasiadamente rápido e inúmeras vezes, consumindo tanto H+ que começa a haver um excesso de bicarbonato na corrente sanguínea, e o quadro passa a ser alcalose de causa respiratória).

O equilíbrio de ácido-base do sangue é controlado com precisão, visto que até mesmo um pequeno desvio da faixa normal pode afetar gravemente muito órgãos. O corpo utiliza mecanismos diferentes para controlar o equilíbrio ácido-base do sangue. Esses mecanismos envolvem os pulmões, rins e sistema de tampão. Função dos pulmões para controlar o pH sanguíneo envolve a liberação do dióxido de carbono, que é ligeiramente ácido, é o produto residual do processamento (metabolismo) do oxigênio e nutrientes (que todas as células necessitam) e, como tal, é constantemente produzido pelas células. Os rins são capazes de afetar o pH pela excreção de excesso de ácidos ou de bases. O sistema de tampão, envolve o uso de sistema de tampão químico que protegem contra as alterações repentinas na acidez ou na alcalinidade. 

14
Dislike0
User badge image

Andressa Costa

Uma das propriedades mensuráveis do sangue é o seu grau de acidez ou alcalinidade. Esse grau é indicado pela escala do pH, sendo que escala pode variar entre 0 (mais ácido) até 14 (mais básico ou alcalino); o 07, no centro dessa escala, é considerado neutro. O pH do sangue é considerado com o nível de pH equilibrado entre 7,35 a 7,45. A alteração nesses valores, coloca em risco a vida do paciente, na qual caracteriza-se nos quadros “acidose” e “alcalose”. O pH sanguíneo é mensurado pelo exame de “gasometria arterial”, onde é feito em último caso como quando o paciente se encontra internado em uma UTI ou CTI. Nos demais casos, exames de sangue e urina convencionais são os suficientes para os médicos tenham as informações necessárias para dar o diagnóstico (NAVAS, 2018).

Se o distúrbio acidobásico for acidose respiratória, ele é compensado por uma alta excreção renal de H+ e, com isso, reabsorção de bicarbonato renal para o sangue, onde ele tampona o excesso de H+. Se for acidose metabólica, a compensação se dá pelo sistema respiratório (hiperventilação). Na alcalose respiratória, ocorre uma compensação renal através de pouca excreção de H+, que fica na corrente sanguínea e tampona o excesso de bicarbonato. E a alcalose metabólica é compensada por hipoventilação. É importante ressaltar que, quando há um “excesso” de compensação, cria-se um distúrbio acidobásico, oposto ao que o indivíduo tinha (BARCELLOS, 2014).

Mecanismos compensatórios começam a corrigir o pH sempre que ocorre algum desequilíbrio ácido-base. A compensação não pode trazer o pH completamente ao normal e nunca se excede. Dessa forma, a Acidose Respiratória é sugerida por uma Pco2 > 40 mmHg; o HCO3− deve compensar aumentando de 3 a 4 mEq/L para cada 10 mmHg de elevação da Pco2 sustentada por 4 a 12h. A Alcalose respiratória é sugerida por Pco2< 38 mmHg; o HCO3− deve compensar ao longo de 4 a 12 h reduzindo 4 a 5 mEq/L para cada diminuição de 10 mmHg na Pco2. Por conseguinte, a Acidose metabólica ocorre quando o HCO3− < 24 mEq/L no soro L, por causa do aumento da produção de ácido, ingestão de ácidos, diminuição da excreção renal de ácidos, perdas gastrintestinais ou renais de HCO3−. A Alcalose metabólica é sugerida por HCO3−> 28 mEq/L; a Pco2 deve compensar, elevando cerca de 0,6 a 0,75 mmHg para cada aumento de 1 mEq/L no HCO3− (até cerca de 55 mmHg) (LEWIS III, 2021).

 

REFERÊNCIAS

BARCELLOS, R. B. (2014). Alcaloses. Seminário apresentado na disciplina Transtornos Metabólicos dos Animais Domésticos, Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014, 6p. Acesso em: 31 de Out. de 2022

LEWIS III, J. L. (2021, julho). Distúrbios ácido-base.  Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/distúrbios-endócrinos-e-metabólicos/regulação-e-distúrbios-ácido-base/distúrbios-ácido-base. Acesso em: 31 de Out. de 2022

NAVAS, D. (2018, setembro 14). Alimentação pode alcalinizar o sangue? Tire suas dúvidas sobre o assunto. Disponivel em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/09/14/alimentacao-pode-alcalinizar-o-sangue-tire-suas-duvidas-sobre.htm. Acesso em: 31 de Out. de 2022

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais