Buscar

Genética Animal

O mercado de gado elite movimenta milhões de reais e o resultado do julgamento desse rebanho em pista gera grande expectativa nos produtores. Esses animais são contratados para compor a bateria de reprodutores das centrais de venda de sêmen. Mesmo não possuindo avaliação genética, há uma venda expressiva de sêmen devido ao desempenho desse gado nas pistas de julgamento. Considerando essa situação, é correto afirmar que:

A) o julgamento permite adiantar o processo de ganho genético, pois reprodutores campeões já possuem um maior valor genético; porém a desvantagem é a menor confiabilidade da sua avaliação genética.

B) o título de campeão nas pistas de julgamento confere aos reprodutores uma avaliação genética positiva dentro da sua raça, podendo o produtor usá-lo em sua propriedade.

C) nem sempre o melhor reprodutor nas pistas será o melhor dentro da avaliação genética; porém, esses resultados das pistas aumentam a confiabilidade da avaliação genética do animal.

D) o julgamento busca encontrar animais equilibrados, que associem funcionalidade e beleza; já existem programas de melhoramento que incluem, na avaliação, características de conformação e de manejo, muito observadas durante o julgamento.

E) o julgamento é uma ferramenta auxiliar para o melhoramento animal; e o uso de características de conformação e de manejo, muito observadas no julgamento, ainda é inviável em programas de melhoramento animal.

💡 1 Resposta

User badge image

thiago

D) o julgamento busca encontrar animais equilibrados, que associem funcionalidade e beleza; já existem programas de melhoramento que incluem, na avaliação, características de conformação e de manejo, muito observadas durante o julgamento.

Explicação:

O julgamento de animais em pista visa verificar a conformação do animal com seu equilíbrio e sua funcionalidade. Na maior parte das vezes esses animais não possuem avaliação genética e tão pouco um adiantamento em seu processo de ganho genético. Uma das formas de aumentar a confiabilidade na avaliação genética é por meio das medidas repetidas da característica do animal. Hoje já existem programas de melhoramento que incluem as características de conformação do animal.


3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais