Buscar

Em termos de desenvolvimento da ciência histórica

Em termos de desenvolvimento da ciência histórica, o historicismo foi apenas uma das correntes filosóficas surgidas ao longo do século XIX. Contudo, ela ocupou papel de destaque na filosofia, na história e na teoria social entre os séculos XIX e XX. Isso se deve, em boa parte, pela obra do pensador Wilhelm Dilthey, vinculado ao chamado historicismo epistemológico, tornando-se este a maior expressão do historicismo em fins do século XIX. No entanto, o historicismo epistemológico se dividiu em duas correntes, muitas vezes com perspectivas opostas. Qual é a diferença básica entre as duas?

A. 

O historicismo de Dilthey era subjetivista e o da Escola de Baden era objetivista.

B. 

A crítica da razão histórica.

C. 

A repulsa ao neokantismo por parte de Dilthey.

D. 

O historicismo de Dilthey era neokantiano e o da Escola de Baden era apenas kantiano.

E. 

O historicismo de Dilthey usava a metodologia das ciências naturais.


💡 1 Resposta

User badge image

Thainã Aparecida

Letra a. A grande diferença entre as duas vertentes do historicismo epistemológico estava nas diversas metodologias utilizadas para o estudo da sociedade. Enquanto Dilthey repelia os métodos das ciências naturais (portanto, subjetivista), a Escola de Baden aceitava a sua utilização (objetivista). Ambas procuravam fazer a crítica da razão histórica, porém por meio de métodos diferentes. Vale lembrar que Dilthey era neokantiano crítico, enquanto a Escola de Baden era apenas neokantiana.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais