Buscar

Contratos Públicos

Usualmente, o Estado não pode ser responsabilizado, civilmente, pela edição de leis ou de atos administrativos, bem como por atos judiciais típicos, como nos casos dos despachos e sentenças proferidos por juízes. Entretanto essas regras comportam exceções que são, comumente, analisadas pela doutrina e pelos tribunais.

Acerca da responsabilidade civil do Estado por atos legislativos e judiciais, analise as proposições a seguir:

I. O Estado não pode, sob qualquer hipótese, ser responsabilizado, na esfera civil, por atos legislativos ou judiciais.

II. O Estado pode ser responsabilizado em decorrência da edição de lei de efeitos concretos que cause prejuízos a terceiros.

III. A responsabilidade do Estado por atos legislativos é admitida apenas quando há previsão expressa de indenização em lei específica.

IV. O detento assassinado no presídio durante uma rebelião não gera dever de o Estado indenizar a família.

 

É correto o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Raysa Cruz

Apenas a II está correta, em regra, o Estado não deve ser responsabilizado por atos legislativos, isto é, pela promulgação de leis ou atos normativos de caráter genérico e abstrato. Contudo essa regra comporta exceções, dentre elas, a edição de lei com efeitos concretos capaz de gerar algum tipo de dano material ou moral a terceiros.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais