Buscar

O que é a Portaria SRE 54?

💡 4 Respostas

User badge image

Joci Vital

A secretaria da fazenda do Estado de São Paulo publicou a portaria SRS 54/2022 para disciplinar o procedimento simplificado a ser adotado por empresas com elevado montante de crédito acumulado de ICMS e com classificação a +, a e b no programa nos conformes nos últimos 12 meses.
3
Dislike0
User badge image

Carlos Gabriel

Verdade,estão certos
3
Dislike0
User badge image

Aline Rigonato

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicou a Portaria SRE 54/2022 para disciplinar o procedimento simplificado a ser adotado por empresas com elevado montante de crédito acumulado de ICMS e com classificação “A+”, “A” e “B” no Programa “Nos Conformes”, nos últimos 12 meses.

A medida entra em vigor em 1º/9 e proporcionará uma apropriação mais célere dos créditos acumulados de ICMS, que poderá alcançar até 100% do crédito acumulado antes da verificação fiscal, de acordo com a classificação obtida pelo contribuinte.

Mediante requerimento, o contribuinte poderá pleitear a apropriação do crédito acumulado como base nas 25 referências mensais imediatamente anteriores ao mês do registro do pedido no sistema eCredAc. Cabe a SEFAZ/SP realizar uma análise sumária do pedido e, antes da verificação fiscal, liberar para os contribuintes classificados como “A+”, “A” e “B” no Programa “Nos Conformes” 100%, 80% e 50% do crédito acumulado, respectivamente, sem a necessidade de apresentação de garantia.

Aos contribuintes com classificação “A” e “B” é garantida ainda a possibilidade de oferecimento de garantia para liberação de 100% do crédito acumulado.

Vale destacar que por disposição expressa da Portaria, a apropriação do crédito acumulado não implica no reconhecimento da veracidade e legitimidade das informações fornecidas pelo contribuinte ou homologação do pedido de apropriação, bem como não exime o contribuinte de uma posterior verificação fiscal e do cumprimento de suas obrigações perante o Fisco.

Portanto, o procedimento adotado visa conferir maior liquidez ao crédito acumulado de ICMS, com o fim de favorecer aqueles contribuintes regulares perante o Fisco Paulista, de modo que a medida beneficiará muitos setores econômicos.


1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais