Buscar

O que sobrevive da cultura ameríndia e está presente no nosso modo de vida? Cultura pré-colombiana (Inca, Maia e Asteca)

Na religião, na arte, na cultura ou em outras manifestações intelectuais, as civilizações pré-colombianas constituem uma síntese de tradições mesoamericanas. Nesse sentido, o Brasil também pode ser um ponto para reflexões. Relações podem ser pensadas a partir de imagens. Atente-se para as principais características iconográficas, os elementos visuais, as formas e os temas mais representativos. Reflita sobre quais são os “resquícios” identificados no nosso cotidiano que nos permitem elaborar relações. O que sobrevive da cultura ameríndia e está presente no nosso modo de vida? Tente perceber no seu entorno, no seu bairro, na sua cidade alguma referência na arquitetura, nas construções. Por exemplo, as linhas arquitetônicas do Arco de Labná se mantêm presentes na contemporaneidade em diversas representações.

A respeito das características iconográficas da cultura pré-colombiana (Inca, Maia e Asteca), articule possíveis relações com outras etnias, povos e costumes.

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Bento de Moraes

As civilizações pré-colombianas, como os Incas, Maias e Astecas, possuem características iconográficas distintas que podem ser relacionadas a outras etnias, povos e costumes. No Brasil, podemos encontrar resquícios da cultura ameríndia em elementos arquitetônicos, construções e referências visuais presentes em nosso cotidiano. É interessante refletir sobre essas conexões e como elas influenciam nosso modo de vida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais