Buscar

Direito Administrativo

Direito Administrativo

- Estudamos na aula 3 da disciplina de Direito Administrativo acerca dos requisitos que os Atos Administrativos devem cumprir para serem considerados válidos. Um deles pode ser assim descrito: "é o fato que autoriza a autoridade à realização do ato administrativo. Pode ser legal ou de direito, quando vinculado e expressamente determinado por lei, ou discricionário ou de fato, quando a critério do administrador, mesmo que, com previsão legal, atenda a proporcionalidade, a conveniência e a oportunidade."


Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3 da disciplina de Direito Administrativo, rota impressa, p. 3.

De acordo com o que aprendemos na disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o requisito do ato administrativo descrito no texto acima:

💡 2 Respostas

User badge image

Jerffesson Varlon Mesquita Alves

RESPOSTA: Motivo.

Você assinalou essa alternativa (A)

Você acertou!

Motivo: é o fato que autoriza a autoridade à realização do ato administrativo. Pode ser legal ou de direito, quando vinculado e expressamente determinado por lei, ou discricionário ou de fato, quando a critério do administrador, mesmo que, com previsão legal, atenda a proporcionalidade, a conveniência e a oportunidade. Esclarecemos que o ato discricionário, devidamente motivado vincula o agente público ao motivo que o originou.


Fonte: Rota de aprendizagem da aula 3 da disciplina de Direito Administrativo, rota impressa, p. 3.


1
Dislike0
User badge image

Ricardo Jardim

Os requisitos do ato administrativo são cinco, sendo eles: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Importante salientar que nem sempre os cinco requisitos estarão presentes, dando ensejo à classificação dos atos administrativos em vinculados e discricionários.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais