Buscar

Av1 - HISTORIA GERAL

Um dos representantes do amadurecimento do projeto das Luzes foi François-Marie Arouet, conhecido como Voltaire (LEPAPE, 1995). O importante ensaísta e escritor, autor de obras Cartas Filosóficas (1734), Tratado sobre a Tolerância (1763) e O Ingênuo (1767), ficou conhecido não apenas pela contribuição teórica ao movimento Iluminista, mas, também, por personificar um tipo de atitude intelectual até então desconhecida. Voltaire, embora filho de uma família bem estabelecida, procurou se despojar dos vínculos aristocráticos de nascimento para tentar a sorte como cortesão e artista.

LEPAPE, P. Voltaire: nascimento dos intelectuais no século das luzes. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Editores, 1995.


Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

( ) Associado ao processo de Revolução, o movimento iluminista ajuda a colocar a França como o grande polo de irradiação de novas ideias, como anteriormente havia ocorrido com Florença e Veneza.

( ) Voltaire aproximou-se dos círculos da nobreza francesa e inseriu-se nos grandes salões da época, pois naquele momento, não haviam universidades tais como as conhecemos hoje.

( ) A verdadeira consagração dos pensadores, filósofos e artistas se dava nos meios mundanos, e nesse sentido, a própria vida de Voltaire é um retrato muito interessante das relações sociais da França do século XVIII.

( ) Voltaire aproximou-se dos círculos da nobreza francesa e inseriu-se nos grandes salões da época, e foi considerado um revoltado e misantropo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Selecione uma alternativa:

a)

V – V – F – F.

b)

F – F – V – V.

c)

V – F – V – F.

d)

V – F – V – V.

e)

V – V – V – F.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta das afirmativas é: d) V - F - V - V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais