Buscar

o que ocorre na depressão em termos de sinapse química e qual a relação dos neurotransmissores envolvidos com os sinais observados na doença?

💡 1 Resposta

User badge image

Bárbara Vitória

Oii! Na depressão, ocorrem alterações na sinapse química que afetam a comunicação entre os neurônios e podem resultar em sintomas como tristeza persistente, perda de interesse em atividades que antes eram agradáveis, falta de energia e dificuldade em concentrar-se.

Acredita-se que a depressão esteja relacionada a um desequilíbrio nos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina, que são responsáveis por regular o humor, a motivação e o prazer. Na depressão, pode haver uma redução na disponibilidade desses neurotransmissores na sinapse, resultando em uma diminuição na transmissão de sinais entre os neurônios.

Os medicamentos antidepressivos atuam na correção desse desequilíbrio, aumentando a disponibilidade dos neurotransmissores na sinapse. Os inibidores seletivos de recaptação de serotonina, por exemplo, impedem a recaptação da serotonina pelos neurônios pré-sinápticos, aumentando a concentração deste neurotransmissor na sinapse. Já os inibidores seletivos de recaptação de serotonina e noradrenalina impedem a recaptação tanto da serotonina quanto da noradrenalina, aumentando a disponibilidade de ambos na sinapse.


Espero ter ajudado! :)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais