Buscar

Administração Voltada à Gestão Pública

O Estado nasce como uma organização patrimonial, que atravessa o século XIX e chega ao final do século seguinte como burocrático; no final do século XX, passa a ser uma organização gerencial. Constata-se que ocorreram duas reformas administrativas significativas: a reforma burocrática e a reforma da gestão pública. Diante desse contexto, as reformas administrativas representam um processo de mudanças na forma de gerenciar as atividades públicas. Conforme o contexto econômico, político e social, as mudanças podem favorecer o cenário público a fim de tornar a execução das atividades mais eficientes e aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pelo Estado à população.

 

Fonte: CAMILO, E.; STRUETT, M. A. M. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: UniCesumar, 2021.


Sobre as reformas administrativas brasileiras, classifique V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:


I. Na Administração Pública Patrimonialista o monarca tinha o Estado como uma continuidade do seu reinado, sendo considerado um modelo que colaborou para a corrupção e o nepotismo.

II. Na Administração Pública Burocrática há o interesse de profissionalização das equipes, o que torna os processos administrativos mais flexíveis e eficientes.

III. Na Administração Pública Gerencial há uma maior rigidez e burocracia nos processos administrativos, a fim de atender uma maior quantidade de pessoas por meio da oferta dos serviços públicos.


 As afirmativas I, II e III são, respectivamente:

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais