Buscar

Avaliação de impactos ambientais

Uma lavagem veicular visa a se instalar. Para tal, necessita obter a licença ambiental. Após contratada uma empresa de consultoria e licenciamento ambiental, os responsáveis técnicos concluíram que o empreendimento com o passar do tempo, poderá gerar alguns impactos ambientais, conforme apresentados na tabela a seguir.  

Obs: Em postos e em qualquer atividade que se necessita usar água e energia e, isso ocorre na maioria das indústrias como em postos de combustíveis, não podemos simplesmente dizer que isso é um impacto ambiental, se tivermos o controle que normalmente é previsto em lei, para reduzir ou mitigar os possíveis impactos

Em relação ao sistema de tratamento de efluentes líquidos, foi descrito no projeto ambiental que este irá ocorrer por meio de uma caixa separadora de água e óleo/graxa. Já com relação aos resíduos sólidos, estes serão encaminhados a empresas especializas no tratamento.

1) A proposta de identificação que poderá ocorrer, quais seriam os impactos ambientais se os controles que foram mencionados falharem? (Veja sólidos e líquidos).

2) Quais análises de efluentes devem ser feitos para que possamos mensurar orgânicos, pois óleos e graxas o são, pois são normalmente estruturas que apresentam acidez naturalmente e, aqueles que medem consumo de oxigênio, para que a água do corpo receptor pelo menos na zona de mistura, não fique com hipoxia? (Veja valores para efluentes líquidos no Conama 430).

3) A areia com óleo pode ser enviada, principalmente o óleo que retiram dos frascos e os retidos na limpeza, para as empresas de cimenteira, nos seus bicos(sai chama e calor para o processo), a fim de gerar energia para a sua produção. Veja na net ou em livros, o porquê, da utilização do óleo e quantas Kcal(quilocalorias) os óleos têm em suas moléculas= em média.

4) Sabendo-se que 1 Kcal = 1 Joule[que mede trabalho(W=F.S) e, consequentemente energia(não se cria e nem se destrói, mas se transforma)]. 1 Kcal = 4184 joules. 1 Joule = 1 Newton. 1Newton = corresponde a uma força(F=m.a) exercida sobre um corpo de 1kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s2 na mesma direção e sentido da força. Imagine um produto com 5x103 Kcal, quantos joules possui? 

5) Quanto as cimenteiras, devemos cobrar a licença de operação para empresas que utilizam tais óleos em sua produção, pois como sabemos, a gasolina( C = 12g e H = 1g) cuja massa molecular dela = 114g/mol(C=12x8 + 1x18 = 96+18 = 114g), quando queimada nessas proporções, geram 8 mols de CO2, ou 179,2 litros de CO2 para a atmosfera. Um óleo lubrificante, aquele vendido nos postos, possui de 15 a 50 carbonos,

 enquanto a gasolina somente 8. Sabe-se que a produção de CO2 na queima de orgânicos é estequiométrica, ou seja, é proporcional a substância original que sofreu queima. Para ajudar na compreensão dessa tarefa, a gasolina é C8H18 e, om nosso óleo 

💡 1 Resposta

User badge image

Sophie

Para responder às questões propostas, segue abaixo:

  1. Se os controles previstos no projeto ambiental falharem, os impactos ambientais podem incluir contaminação do solo e água subterrânea por óleo e graxa, bem como poluição do ar pelo lançamento de gases tóxicos na atmosfera a partir da queima de resíduos sólidos. Além disso, o lançamento de efluentes líquidos não tratados pode causar a poluição de corpos d'água, afetando a fauna e flora aquáticas.
  2. Para mensurar a presença de orgânicos em efluentes líquidos, é recomendável realizar análises de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio). A DBO mede a quantidade de oxigênio necessário para a decomposição aeróbica da matéria orgânica presente na amostra, enquanto a DQO mede a quantidade de oxigênio consumido para oxidar a matéria orgânica, tanto aeróbica quanto anaerobicamente. O Conama 430 estabelece limites máximos permitidos para esses parâmetros em efluentes líquidos.
  3. É possível encaminhar a areia com óleo para as cimenteiras, desde que o óleo seja recuperado e reciclado para evitar a contaminação do meio ambiente. A queima do óleo nas cimenteiras pode gerar energia para o processo produtivo, mas é importante garantir que a emissão de gases poluentes seja controlada e esteja dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental.
  4. Se um produto possui 5x10³ Kcal, isso equivale a 20.920.000 joules (5x10³ Kcal x 4184 joules/Kcal = 20.920.000 joules).
  5. Para empresas que utilizam óleo lubrificante em sua produção, deve ser cobrada a licença de operação para garantir que a empresa esteja em conformidade com a legislação ambiental e adote medidas para evitar a poluição do meio ambiente. A queima de óleo lubrificante também pode gerar a emissão de gases poluentes, incluindo CO2, que contribuem para o aquecimento global. É importante ressaltar que a produção de CO2 é proporcional à quantidade de carbono presente na substância que sofreu queima.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais