Buscar

sistema interamericano de direitos humanos

No âmbito interamericano, é possível identificar o sistema convencional como um subsistema de Convenção Americana de Direitos Humanos, porquanto é o documento que prevê um conjunto de mecanismos de monitoramento (ex: petições individuais ou comunicações interestatais) e órgãos de fiscalização (ex: Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos) para promover e proteger os direitos humanos enunciados pela própria Convenção e por outras normas do sistema interamericano de direitos humanos ((Lépore, Paulo; Bruno del Petri. Manual de Direitos Humanos. 2 Ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2022, p. 418).


Sobre o sistema interamericano de direitos humanos, analise as assertivas a seguir e assinale a correta. 


 

Alternativas


Alternativa 1:


A Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem foi aprovada juntamente com a Carta da OEA (Organização dos Estados americanos), em maio de 1948. Sua natureza jurídica é de tratado internacional, e não de mera declaração (espécie de norma de soft law). 


Alternativa 2:


A Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH) criada em 1969, também chamada de Pacto de São José, não reafirmou a obrigação dos Estados de respeitar direitos humanos, dispondo que os Estados partes da Convenção podem deixar de respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos. 


Alternativa 3:


A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) contou com previsão na Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA), tendo como principal função a promoção e a deesa dos direitos humanos. Além disso, a Comissão está autorizada a receber e examinar petições individuais sobre pretensas violações de direitos humanos. 

 


Alternativa 4:


O Protocolo Adicional à Convenção Americana sobre Direitos Humanos em Matéria de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, apelidado de Protocolo de São Salvador, considerou a desnecessidade de assegurar a vigência e o respeito aos direitos econômicos, sociais e culturais. 


Alternativa 5:


A Convenção Americana de Direitos Humanos previu expressamente uma instituição não judicial autônoma: a Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH), responsável por interpretar, mas não decidir, casos de violações de direitos humanos no sistema interamericano. 

💡 1 Resposta

User badge image

Marinês Juliatti

1 errada porque é abril e não maio

2 errada porque não podem deixar de respeitar os direitos e liberdades.

3 errada porque examina direitos violados e não que se pretende violar

4 errada porque é necessária assegurar a vigência e o respeito aos direitos

5 errada porque é judicial e autônoma

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais