Buscar

O que são as lançadeiras de elétrons? Por que são necessárias?

💡 2 Respostas

User badge image

Vinicius Ruan

A lançadeira do malato-aspartato é um conjunto de reações que transporta os equivalentes de redução produzidos no citosol durante a glicólise ao interior da mitocôndria. Funciona essencialmente no fígado, rim e coração.

As lançadeiras são necessárias para possibilitar a reoxidação dos NADH. H+, reduzidos durante a glicólise citoplasmática, através da sua utilização na cadeia transportadora de elétrons.

1
Dislike0
User badge image

Geyse Carvalho

Este sistema usa as moléculas de malato e aspartato para transportar os elétrons e prótons que estão associados ao NADH.H+ no citoplasma da célula. Este sistema de transporte envolve também outras moléculas normalmente presentes na matriz mitocondrial e no citoplasma. A membrana interna mitocondrial tem um transportador de malato do tipo antiporter, que leva o malato do citoplasma para dentro da mitocôndria e, simultaneamente, transporta um α-cetoglutarato da matriz mitocondrial para o citoplasma. Na matriz mitocondrial, o malato volta a oxaloacetato, transferindo o íon hidreto para o NAD+ mitocondrial, formando novamente NADHH+. Oxaloacetato é convertido em aspartato, que pode, então, sair da mitocôndria por um transportador (antiporter) que, em troca, transfere glutamato do citoplasma para a matriz mitocondrial. A lançadeira malato-aspartato utiliza várias moléculas que também funcionam como intermediários de vias metabólicas importantes, como o oxaloacetato e o malato do CAC, por exemplo. Este sistema de transporte permite que os NADHH+ gerados no citoplasma durante a glicólise possam ser usados na CTE que ocorre dentro da mitocôndria. Após este processo, os NADH.H+ reduzidos na glicólise passam a estar disponíveis na matriz mitocondrial para participar da cadeia transportadora de elétrons. Na lançadeira glicerol-3-fosfato, O NADH transfere seus elétrons para a molécula de dihidroxicetona fosfato, convertendo-a a glicerol-3-fosfato. Esse, por sua vez, transfere seus elétrons para a molécula de FAD reduzindo-a. O FADH2 então, sendo grupo prostético da glicerol-3-fosfato desidrogenase mitocondrial transfere os elétrons para a ubiquinona, que dirige-se direto ao complexo III.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais