Buscar

O tecido nervoso apresenta células auxiliares que dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso: são as células da Dentre elas podemos citar os a...

O tecido nervoso apresenta células auxiliares que dão suporte ao funcionamento do sistema nervoso: são as células da Dentre elas podemos citar os astrócitos, os oligodendrócitos, as células de Schwann e as micróglia. Entre os seus papéis podemos dizer que:

Oligodendrócitos = produção de bainha de mielina no SNC/Astrócitos = barreira = fagocitose.
Oligodendrócitos = produção de bainha de mielina no SNP/Astrócitos = revestimento de = barreira

Essa pergunta também está no material:

7
1 pág.

Anatomia I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 2 Respostas

User badge image

ELAISON

d. I e III

I- Oligodendrócitos = produção de bainha de mielina no SNC / Astrócitos = barreira hematoencefálica / Micróglia = fagocitose.

III- Células de Schwann = produção de bainha de mielina no SNP / Astrócitos = barreira hematoencefálica / Micróglia = fagocitose.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

As células auxiliares do tecido nervoso são chamadas de células da glia. Dentre elas, podemos citar os astrócitos, os oligodendrócitos, as células de Schwann e as micróglia. Cada uma dessas células desempenha funções específicas no sistema nervoso. Os oligodendrócitos são responsáveis pela produção da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC), enquanto as células de Schwann realizam a mesma função no sistema nervoso periférico (SNP). Os astrócitos atuam como uma barreira e estão envolvidos na fagocitose. É importante ressaltar que cada tipo de célula da glia possui funções distintas e contribui para o funcionamento adequado do sistema nervoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais