Buscar

No Brasil, o conceito de longa duração vem sendo aplicado para dar maior rigor teórico às pesquisas

Pergunta 5

"No Brasil, o conceito de longa duração vem sendo aplicado para dar maior rigor teórico às pesquisas que buscam entender o registro arqueológico como vestígios das populações indígenas atuais. Nesse sentido, diversos trabalhos utilizam o referencial da 'arqueologia como história de longa duração' das populações indígenas, partindo dos vestígios arqueológicos para escreverem uma história profunda dos grupos indígenas atuais". 


De acordo como texto acima a perspectiva da longa duração aplicada ao estudo da história indígena é importante, sobretudo, para:


  1. a pesquisa sobre o patrimônio histórico imaterial dos povos indígenas por meio de entrevistas de história oral.
  2. a explicação da arte e da cultura dos povos indígenas com base na análise dos mitos contados de geração a geração.
  3. a compreensão de continuidades históricas entre o passado e o presente dos povos indígenas atuais por meio de vestígios arqueológicos.
  4. a análise das particularidades de cada língua dos povos indígenas em relação à gramática da língua portuguesa.
  5. a percepção das rupturas históricas entre o passado e o presente dos povos indígenas atuais por meio do estudo de sua organização política.


💡 1 Resposta

User badge image

josemar moreira de souza

C) a compreensão de continuidades históricas entre o passado e o presente dos povos indígenas atuais por meio de vestígios arqueológicos.


"Gabarito: Ângelo Alves Corrêa (2013) defende que o viés histórico da longa duração formulado pelo historiador francês Fernand Braudel fornece elementos para o diálogo entre história e arqueologia no estudo dos povos indígenas. Portanto, o autor propõe que a arqueologia seja empregada como uma história de longa duração das populações indígenas, ao partir dos vestígios e artefatos arqueológicos para escrever uma “história profunda dos grupos indígenas atuais” (CORRÊIA, 2013, p. 26). Com a proposta que leva em conta a perspectiva de temporalidade da longa duração, é possível abrir um diálogo entre as duas disciplinas – história e arqueologia –, na medida em que há uma ênfase na continuidade entre os povos indígenas do passado e os do presente."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais