Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

Colégio Objetivo
Considerando a trajetória histórica da habitação no Brasil, é possível afirmar que a política nacional de Habitação foi aprovada no ano de ______________. A Lei n.11.124/2005 se refere ao ________________.


a) 2019, Código da Habitação Social
b) 2018, Minha Casa, Minha Vida
c) 2004, Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social
d) 2006, Estatuto Da Habitação
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A política nacional de Habitação foi aprovada no ano de 2005. A Lei n.11.124/2005 se refere ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social. Portanto, a alternativa correta é a letra c) 2004, Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a história das Constituições Brasileiras é possível observar que de 1824 até aqui foram 7 textos constitucionais. Analise as afirmativas sobre Constituições brasileiras e após fazer a devida avaliação, associe as alternativas corretamente. Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo.
I - Estabelecimento de direitos trabalhistas, estabelecendo a jornada semanal de trabalho de 44h, o seguro desemprego, além de férias remuneradas acrescidas de um terço do salário.
II - Os magistrados tiveram suas garantias suspensas.
III - Restabelecimento dos direitos individuais, fim da censura e da pena de morte.

a) III, I, II
b) I, III, II
c) III, II, I
d) I, II, III

As alterações históricas e econômicas que levaram o fim do período escravocrata no Brasil, trouxeram a aqueles até então escravizados uma liberdade relativa, já que essas pessoas não tinham qualquer tipo de assistência em nenhuma área de suas vidas. Junte-se a crescente urbanização, o resultado foi um acúmulo de pessoas vivendo em situações as mais precárias possíveis. Contudo, a questão habitacional sempre esteve relacionada a uma questão de mercado, sempre foi vista pela lógica da propriedade privada, daí a ausência de acesso da população mais pobre. No período histórico mencionado, a população buscou suas próprias formas de organização de moradia, sendo principalmente lugares em que diversas pessoas e famílias residiam no mesmo terreno ou casa, em precárias condições. Como eram categorizadas estas casas?


a) Habitação urbana
b) Habitação rural
c) Habitação individual
d) Habitação coletiva

Segundo Cristiano Müller (2019, p. 37), advogado que representa movimentos pela moradia, “As ocupações urbanas no Brasil se caracterizam basicamente pela espontaneidade. São grupos de pessoas que estão em estado de vulnerabilidade social, sem condições de pagar aluguel, ou que vivem em casas de parentes e que, em virtude da existência de um vazio urbano na cidade, que pode ser um prédio ou uma área de terras abandonada, passam a ocupá-lo de modo precário, sem qualquer infraestrutura, na esperança de que um dia aquele espaço seja sua moradia. Muitas vezes, esses espaços se localizam em áreas de risco”. A partir da afirmação do autor citado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I - É possível observar a desigualdade social no acesso à moradia a partir da análise de que a população mais pobre, aquela que tem trabalho e a que não tem, não se constitui em perfil para acessar a maior parte dos financiamentos imobiliários disponíveis.
PorqueIM - O resultado desse não perfil para o mercado imobiliário, se converte no fato de que esta população certamente trabalhará por toda a sua vida para atingir o objetivo que ser proprietária de seu imóvel, de ter segurança jurídica sobre seu lar. No entanto, nem todas as famílias chegarão ao fim de suas vidas com esse objetivo conquistado.
a) A I é uma proposição verdadeira e a II é relevante para comprovar aquela.
b) A I é uma proposição falsa e a II é irrelevante para justificar aquela.
c) As asserções I e II são proposições falsas, e a II não é uma justificativa correta da I.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

image.png (FONTE: site Prefeitura Municipal de Curitiba). “O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) é a maior iniciativa de acesso à casa própria já criada no Brasil. O programa, que mudou a história da habitação do País, prevê diversas formas de atendimento às famílias que necessitam de moradia, considerando a localização do imóvel – na cidade e no campo, renda familiar e valor da unidade habitacional. Além disso, contribui


Qual documento afirma que [...] “toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar” [...]?


a) Declaração Universal dos Direitos Humanos.
b) Estatuto da Criança e do Adolescente.
c) Estatuto do Idoso.
d) Estatuto da Igualdade Racial.

Com base em seus estudos, analise as afirmacoes abaixo: I - O Ministério das Cidades foi criado em 2003 no Governo Lula e foi um enorme avanço na conquista e nas lutas pela moradia. II - A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) foi desenvolvida pelo Ministério da Economia. III - O Ministério das Cidades continua em vigor, monitorando as políticas urbanísticas.
I - O Ministério das Cidades foi criado em 2003 no Governo Lula e foi um enorme avanço na conquista e nas lutas pela moradia.
II - A Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) foi desenvolvida pelo Ministério da Economia.
III - O Ministério das Cidades continua em vigor, monitorando as políticas urbanísticas.

a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina