Buscar

Qual é a regra de emprego dos numerais? A) Como bem nos instrui José Maria da Costa, em seu Manual de Redação Profissional, “Há diversas regras i...

Qual é a regra de emprego dos numerais?


A) Como bem nos instrui José Maria da Costa, em seu Manual de Redação Profissional, “Há diversas regras importantes e interessantes para a leitura dos numerais e para sua escrita por extenso, como, por exemplo, a que determina a interposição da conjunção e entre as centenas e as dezenas e entre estas e as unidades. No caso das consultas, o mais lógico é pensar, por primeiro, na existência de um modo mais conceitual e apurado de dizer e escrever. A par desse modo mais clássico, também se posta outro mais simples, direto e igualmente correto. Adendo meu: não se emprega a conjunção “e” entre os milhares e as centenas, exceto quando o número terminar em uma centena com dois zeros. ” Thaís Nicoleti explica: “A leitura dos ordinais não oferece dificuldade até que se chegue aos números com três, quatro ou mais algarismos. Se, entretanto, o número em questão ultrapassar 2.000, o primeiro algarismo será lido como cardinal. Quando o número é redondo, costumamos empregar somente o ordinal.” Cegalla não recomenda o uso das vírgulas para separar os numerais escritos por extenso tampouco os principais manuais de redação.
B) Na designação de soberanos (reis, príncipes, imperadores), papas, séculos, livros e partes de uma obra (capítulo, parágrafo, tomo etc.), quando o numeral é posposto ao substantivo, usam-se os numerais ordinais até décimo. Se anteposto, o ordinal é obrigatório. Na identificação de casas, apartamentos, páginas, dias, que não em meio jurídico, empregam-se os cardinais. Se anteposto, usa-se cardinal. Em relação ao primeiro dia do mês, deve-se usar o ordinal.
C) Em textos legais, ou seja, na linguagem jurídica, os artigos, incisos, decretos, portarias, regulamentos e parágrafos numerados até nove são lidos como ordinais; do número dez em diante, são lidos como cardinais. Além disso, flexiona-se o numeral em gênero para a identificação de páginas e folhas, preferencialmente. Se estiver anteposto, o ordinal é obrigatório.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A regra de emprego dos numerais pode variar dependendo do contexto. No entanto, com base nas opções fornecidas, a alternativa correta é a B. Nessa regra, utilizam-se os numerais ordinais para designar soberanos, papas, séculos, livros e partes de uma obra quando o numeral é posposto ao substantivo. Se o numeral for anteposto, o ordinal é obrigatório. Já na identificação de casas, apartamentos, páginas e dias, que não sejam em meio jurídico, utiliza-se os numerais cardinais. No caso do primeiro dia do mês, deve-se usar o ordinal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais