Buscar

EAD UNIP

Analise a figura a seguir e leia o texto com atenção para responder à questão.

Momentos após a ejaculação, vários espermatozoides percorrem a mucosa do útero e dirigem-se para uma das trompas. Parte desses espermatozoides encontram o óvulo e liberam enzimas que enfraquecem as barreiras que o envolvem. Um espermatozoide entra em contato com a superfície do óvulo e as membranas celulares e os núcleos de ambos se fundem.

Os fenômenos que ocorrem em II e III são, respectivamente:

a. II. Bloqueio à polispermia e III. Clivagem.

b. II. Clivagem e III. Gastrulação.

c. II. Clivagem e III. Implantação.

d. II. Fecundação e III. Gastrulação.

e. II. Clivagem e III. Fecundação.

💡 3 Respostas

User badge image

Dandara Jogo

A resposta correta é a A: Fecundação. Na etapa II da figura apresentada, o espermatozoide encontra o óvulo e ocorre a fusão dos seus núcleos, o que é o processo de fertilização ou fecundação. A fecundação é o momento em que ocorre a união do material genético paterno (do espermatozoide) com o material genético materno (do óvulo), dando origem ao zigoto, que é a célula inicial do embrião.


1
Dislike0
User badge image

Dandara Jogo

Já a resposta B: Clivagem, ocorre após a fecundação, quando o zigoto inicia o processo de divisão celular. Durante a clivagem, o zigoto divide-se em células menores chamadas blastômeros, que vão se dividindo até formar uma esfera compacta de células chamada mórula. A mórula, por sua vez, inicia o processo de formação da blástula, que dá início ao processo de gastrulação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais