Buscar

B) Explique por intermédio de um texto dissertativo, a exigência da NR-10 do MTE, quanto a capacitação, habilitação, qualificação e autorização par...

B) Explique por intermédio de um texto dissertativo, a exigência da NR-10 do MTE, quanto a capacitação, habilitação, qualificação e autorização para o trabalho em instalações e serviços em eletricidade.

Capacitação é aquele que recebe capacitação sob orientação e responsabilidade de profissional legalmente habilitado para tal função.
Habilitação é profissional legalmente habilitado, qualificado e com registro no conselho de classe em órgão reconhecido e autorizado.
Qualificação é treinamento específico e destinado ao exercício da função à que se destina.
Tais treinamentos só serão aceitos se forem realizados por pessoa e/ou instituição devidamente adequada a Norma em questão.
Autorização é documentação embasada na NR 10 que autoriza os trabalhadores devidamente habilitados a exercerem atividades laborais em serviços que envolvam eletricidade.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 01 (nr10)
3 pág.

Eletrotécnica Faculdade UnicesumarFaculdade Unicesumar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A NR-10, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece requisitos e medidas de segurança para trabalhos em instalações elétricas. Quanto à capacitação, habilitação, qualificação e autorização para o trabalho em eletricidade, a norma define os seguintes conceitos: - Capacitação: Refere-se ao processo de formação e treinamento do trabalhador, realizado sob orientação e responsabilidade de um profissional legalmente habilitado. É importante que o trabalhador receba a capacitação adequada para desempenhar suas funções com segurança. - Habilitação: Diz respeito à condição de ser um profissional legalmente habilitado, ou seja, ter a formação e o registro no conselho de classe em um órgão reconhecido e autorizado. A habilitação é necessária para garantir que o profissional possui os conhecimentos técnicos e as competências necessárias para trabalhar com eletricidade. - Qualificação: Refere-se ao treinamento específico destinado ao exercício da função para a qual o trabalhador está designado. A qualificação é importante para que o profissional adquira as habilidades necessárias para desempenhar suas atividades de forma segura e eficiente. - Autorização: Trata-se de uma documentação embasada na NR-10 que autoriza os trabalhadores devidamente habilitados a exercerem atividades laborais em serviços que envolvam eletricidade. A autorização é um documento que comprova que o profissional está apto a realizar determinadas tarefas relacionadas à eletricidade. É fundamental que as empresas e os trabalhadores sigam as exigências da NR-10, garantindo assim a segurança e a saúde no trabalho em instalações elétricas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais