Buscar

Como as teorias da dependência explicam a desigualdade entre os países no mundo? Segundo a teoria da dependência, existe uma relação de subordinaç...

Como as teorias da dependência explicam a desigualdade entre os países no mundo?

Segundo a teoria da dependência, existe uma relação de subordinação entre os países no sistema capitalista.
Essa dependência se caracteriza pela diferença na base produtiva e tecnológica entre os países ricos e os países pobres.
Os países ricos são intensivos em tecnologia, enquanto os países pobres são intensivos em matéria-prima e mão de obra barata e pouco qualificada.
Isso gera um déficit na economia dos países pobres, que se tornam subdesenvolvidos.
A maioria da população desses países não tem acesso à condições dignas de vida e a uma educação de qualidade, e por isso se torna mão de obra barata para as empresas transnacionais, oriundas dos países ricos.
Nos países pobres, apenas uma pequena parcela da população tem acesso à tecnologia de ponta e a boas condições de vida.
Essa cenário de dependência econômica contribui, portanto, para gerar cada vez mais desigualdade entre os países no mundo.
De acordo com as teorias da dependência o capitalismo encerrou os países em um espiral descendente de exploração e pobreza.
Essa exploração começou com o colonialismo.
As nações mais poderosas colonizaram os territórios mais pobres.
Apesar do colonialismo ter acabado relações de dominações desiguais ainda perpetuam.

Essa pergunta também está no material:

P2 - Prova On-line Formação Do Pensamento Social, Político E Econômico Do Brasil
7 pág.

Formação Social, Política e Econômica do Brasil Universidade Cândido MendesUniversidade Cândido Mendes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As teorias da dependência explicam a desigualdade entre os países no mundo através da relação de subordinação existente no sistema capitalista. Essa dependência é caracterizada pela diferença na base produtiva e tecnológica entre os países ricos e os países pobres. Os países ricos são intensivos em tecnologia, enquanto os países pobres são intensivos em matéria-prima e mão de obra barata e pouco qualificada. Isso gera um déficit na economia dos países pobres, que se tornam subdesenvolvidos. A maioria da população desses países não tem acesso a condições dignas de vida e a uma educação de qualidade, e por isso se torna mão de obra barata para as empresas transnacionais, oriundas dos países ricos. Nos países pobres, apenas uma pequena parcela da população tem acesso à tecnologia de ponta e a boas condições de vida. Esse cenário de dependência econômica contribui, portanto, para gerar cada vez mais desigualdade entre os países no mundo. De acordo com as teorias da dependência, o capitalismo encerrou os países em um espiral descendente de exploração e pobreza. Essa exploração começou com o colonialismo e, apesar de ter acabado, relações de dominação desiguais ainda perpetuam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais