Buscar

Pesquise e aponte as Desvantagens e problemas relacionados ao uso de fitoterápicos: Possibilidade de reações e outros problemas de saúde, segundo ...

Pesquise e aponte as Desvantagens e problemas relacionados ao uso de fitoterápicos:

Possibilidade de reações e outros problemas de saúde, segundo informações da Anvisa, todos os medicamentos à base de vegetais (assim como qualquer outro medicamento) podem causar reações desagradáveis e até mesmo problemas mais sérios de saúde. Nesse contexto, deve-se ter uma atenção especial com crianças, idosos e gestantes.
Associação com outros medicamentos, o uso de fitoterápicos associados a outros medicamentos é um risco para a saúde do paciente, principalmente quando este faz automedicação e seu médico desconhece a utilização.
Uso indiscriminado, uma das grandes preocupações com o uso de plantas medicinais como forma alternativa e complementar de terapêutica é seu uso indiscriminado, irracional e sem comprovação científica. Há uma forte tendência à procura por medicamentos menos invasivos e mais naturais, pois “o que é natural não faz mal”; dessa maneira, existe a ilusão de que não ocorrem efeitos adversos, interações medicamentosas e toxicidade com o uso de fitoterápicos.
Cultura e religião, a cultura e as crenças religiosas podem levar ao uso de fitoterapias sem a comprovação científica de sua eficácia.
Exposição da mídia, as promessas de cura relacionadas a estes medicamentos que são veiculadas pela mídia constituem um equívoco, pois, antes da liberação de determinada substância para venda, são necessários estudos botânicos, farmacológicos e toxicológicos que comprovem sua eficácia.
Venda livre, por serem de venda livre, os medicamentos fitoterápicos podem ser dispensados e utilizados de maneira irracional.
Falta de disciplinas relacionadas em cursos da saúde, hoje em dia, os cursos da área da saúde, como a medicina, não possuem disciplinas específicas para a utilização destes recursos terapêuticos.
Escassez de estudos, faltam estudos de plantas nativas quanto à sua segurança e eficácia; por isso, utilizam-se plantas importadas com poucas comprovações sobre interações medicamentosas. A escassez de estudos sobre a farmacocinética destes medicamentos dificulta também a prescrição da posologia correta e o desenvolvimento de formas farmacêuticas atuais.

Essa pergunta também está no material:

atividade plantas medicinais
2 pág.

Plantas Medicinais Biológicas / SaúdeBiológicas / Saúde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As desvantagens e problemas relacionados ao uso de fitoterápicos são: 1. Possibilidade de reações e problemas de saúde: Assim como qualquer outro medicamento, os fitoterápicos podem causar reações desagradáveis e até mesmo problemas mais sérios de saúde. É importante ter atenção especial com crianças, idosos e gestantes. 2. Associação com outros medicamentos: O uso de fitoterápicos em conjunto com outros medicamentos pode representar um risco para a saúde do paciente, principalmente quando há automedicação e o médico desconhece essa utilização. 3. Uso indiscriminado: Uma preocupação com o uso de plantas medicinais como terapia alternativa e complementar é o seu uso indiscriminado, irracional e sem comprovação científica. Muitas pessoas acreditam que por serem naturais, não causam efeitos adversos, interações medicamentosas e toxicidade. 4. Influência da cultura e religião: A cultura e as crenças religiosas podem levar ao uso de fitoterapias sem a comprovação científica de sua eficácia. 5. Exposição da mídia: As promessas de cura relacionadas aos fitoterápicos veiculadas pela mídia podem ser enganosas, pois é necessário que haja estudos que comprovem sua eficácia antes de sua liberação para venda. 6. Venda livre: Por serem de venda livre, os medicamentos fitoterápicos podem ser dispensados e utilizados de maneira irracional. 7. Falta de disciplinas relacionadas em cursos da saúde: Atualmente, os cursos da área da saúde, como a medicina, não possuem disciplinas específicas para o uso desses recursos terapêuticos. 8. Escassez de estudos: Há uma falta de estudos sobre plantas nativas em relação à sua segurança e eficácia, o que leva ao uso de plantas importadas com poucas comprovações sobre interações medicamentosas. A falta de estudos sobre a farmacocinética desses medicamentos também dificulta a prescrição da posologia correta e o desenvolvimento de formas farmacêuticas adequadas. É importante ressaltar que essas informações foram baseadas nas informações fornecidas pela Anvisa e em estudos científicos. Sempre consulte um profissional de saúde antes de utilizar qualquer medicamento, incluindo fitoterápicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais