Buscar

b. III, apenas. c. I, apenas. d. II e III, apenas. e. I, II e III.

Existe razoável consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se com o trabalho dos fisiocratas na França, mas principalmente quando foi publicada a obra do escocês Adam Smith A riqueza das nações, em 1776. Em períodos anteriores, a atividade econômica do homem era tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Nesse sentido, a atividade econômica deveria orientar-se de acordo com alguns princípios gerais de ética, justiça e igualdade. Os conceitos de troca, em Aristóteles, e preço justo, em São Tomás de Aquino, a condenação dos juros ou da usura encontravam sua justificativa em termos morais, não existindo um estudo sistemático das relações econômicas. Durante o século XIX, a ciência econômica era conhecida como Economia Política, designação que tendeu a desaparecer a partir do início do século XX, com a influência da teoria marginalista, que aspirou ser uma ciência pura como a Física e a Matemática, daí a denominação simplesmente de Economia para a ciência econômica".

Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 22".

 Considerando o texto avaliar as seguintes alternativas.

 

        I.           Para Adam Smith, o Estado deveria ter uma participação mínima na economia. Tendo cunhado o conceito da "mão invisível", esse autor compreende que a livre concorrência conduziria a sociedade a perfeição.

      II.           David Ricardo desenvolveu a chamada "Teoria das Vantagens Comparativas", relacionada ao comércio internacional.

     III.           Segundo Thomas Malthus a causa de todos os males seria o excesso populacional. Advogava que a população cresceria em uma progressão geométrica enquanto que a produção de alimentos cresceria em uma progressão aritmética.

 

É correto o que se afirma em

a.

I e II, apenas.

b.

III, apenas.

c.

I, apenas.

d.

II e III, apenas.

e.

I, II e III.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) II e III, apenas. A afirmativa I está incorreta, pois Adam Smith defendia a intervenção do Estado em algumas áreas, como na educação e na defesa nacional. A afirmativa II está correta, pois David Ricardo desenvolveu a teoria das vantagens comparativas, que explica como os países podem se beneficiar do comércio internacional. A afirmativa III também está correta, pois Thomas Malthus acreditava que o crescimento populacional poderia levar a uma escassez de recursos, o que poderia gerar conflitos e problemas sociais. Ele defendia que o controle da natalidade era necessário para evitar esses problemas.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais