Buscar

Um dos grandes vilões das edificações em termos de durabilidade é a umidade excessiva, que pode resultar em uma série de patologias sobre vários el...

Um dos grandes vilões das edificações em termos de durabilidade é a umidade excessiva, que pode resultar em uma série de patologias sobre vários elementos e sistemas das construções. Considerando-se o uso massivo das alvenarias nas construções brasileiras, bem como os efeitos deletérios da umidade sobre elas, é importante que seu comportamento seja minuciosamente estudado. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre patologias comuns, pode-se afirmar que:


1. a umidade transferida do solo à alvenaria, em geral, gera fissuração inclinada a aproximadamente 45 graus.
2. a expansão dos tijolos em razão de variações de umidade é o efeito de menor representatividade nas fissurações por essa causa.
3. a presença de materiais cimentícios nas alvenarias, como as argamassas, fazem com que estejam sujeitas às eflorescências.
4. a fissuração por variação de umidade é dificilmente confundida com outras causas, dada a sua apresentação marcante.
5. a umidade raramente é encontrada em regiões da alvenaria que tenham passado por fissuração.

Essa pergunta também está no material:

aol4 patologia das estruturas]
9 pág.

Patologia das Estruturas Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas e o conteúdo estudado sobre patologias comuns em edificações, podemos afirmar que: 1. A umidade transferida do solo à alvenaria, em geral, não gera fissuração inclinada a aproximadamente 45 graus. A umidade excessiva pode causar fissuras, mas a direção e o ângulo das fissuras podem variar dependendo de diversos fatores. 2. A expansão dos tijolos devido a variações de umidade pode sim contribuir para fissurações nas alvenarias. Esse efeito pode ser representativo nas fissuras causadas por variações de umidade. 3. A presença de materiais cimentícios nas alvenarias, como as argamassas, pode fazer com que estejam sujeitas às eflorescências. As eflorescências são depósitos de sais minerais que podem se formar na superfície da alvenaria quando há migração de água através dela. 4. A fissuração por variação de umidade pode apresentar características marcantes, mas também pode ser confundida com fissuras causadas por outras razões. É importante realizar uma análise detalhada para identificar corretamente a causa das fissuras. 5. A umidade pode ser encontrada em regiões da alvenaria que tenham passado por fissuração. A presença de fissuras pode permitir a entrada de água, contribuindo para a umidade em diferentes partes da alvenaria. É importante ressaltar que essas afirmações são baseadas nas informações fornecidas e podem variar dependendo de cada caso específico. Sempre é recomendado consultar fontes especializadas e profissionais da área para obter informações mais precisas e atualizadas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais