Buscar

A integração é o processo pelo qual o operador do direito, utilizando instrumentos oferecidos pelo próprio sistema jurídico, supre a ausência de no...

A integração é o processo pelo qual o operador do direito, utilizando instrumentos oferecidos pelo próprio sistema jurídico, supre a ausência de norma específica para regulação de determinado caso. No caso do Direito Tributário, o próprio CTN estipula a ordem indica para a complementação dessa lacuna da lei, isto é, a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade, sucessivamente. Com base no exposto, disserte sobre a equidade.

*A equidade tem como objetivo a ideia de igualdade.
*O sentido da equidade é o de se evitar a aplicação mecânica da lei, sem que o juiz se direcione com isso às suas convicções pessoais, pois ele deve aplicar a lei e não julgar da bondade intrínseca do texto, pois, se assim agisse, estaria sendo arbitrário. É observar as circunstâncias do fato.
a) A equidade é um instrumento oferecido pelo sistema jurídico para suprir a ausência de norma específica para regulação de determinado caso.
b) A equidade é um princípio geral de direito tributário que deve ser aplicado antes da analogia.
c) A equidade é um princípio geral de direito público que deve ser aplicado antes dos princípios gerais de direito tributário.
d) A equidade é um princípio geral de direito tributário que deve ser aplicado antes dos princípios gerais de direito público.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual direito tributario
2 pág.

Direito Tributario e Empresarial UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no exposto, a alternativa correta é: a) A equidade é um instrumento oferecido pelo sistema jurídico para suprir a ausência de norma específica para regulação de determinado caso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais