Buscar

Quais as características químicas do DNA? São basicamente as mesmas do DNA porem no RNA o acido presente é a ribose sendo uma hidroxila no carbono...

Quais as características químicas do DNA?

São basicamente as mesmas do DNA porem no RNA o acido presente é a ribose sendo uma hidroxila no carbono 2, também no ligar da timina esta presente a uracila, composto por um hidrogênio no lugar da carboxila.
O RNA é composto apenas por uma fita simples também ligada pela posição 5 linha 3 linha, o emparelhamento so acontece quando ela for ser produzida, as pontes de hidrogênio são formadas dentro dele sendo uma estrutura secundaria.
O RNA é uma fita menor por ser menos estável que o DNA que é uma fita dupla.

Essa pergunta também está no material:

Biologia Celular e Molecular
13 pág.

Biologia Celular e Molecular

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O DNA (ácido desoxirribonucleico) é uma molécula que contém as informações genéticas de um organismo. Suas características químicas incluem: 1. Composição: O DNA é composto por nucleotídeos, que consistem em uma base nitrogenada (adenina, timina, citosina ou guanina), um açúcar (desoxirribose) e um grupo fosfato. 2. Estrutura: O DNA possui uma estrutura de dupla hélice, onde duas cadeias de nucleotídeos se enrolam uma em torno da outra. As bases nitrogenadas se ligam através de pontes de hidrogênio, com adenina pareando com timina e citosina pareando com guanina. 3. Estabilidade: O DNA é altamente estável devido à sua estrutura de dupla hélice e às fortes ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas. Isso permite que as informações genéticas sejam transmitidas de uma geração para outra com poucos erros. Já o RNA (ácido ribonucleico) possui características químicas semelhantes ao DNA, mas com algumas diferenças: 1. Açúcar: O RNA contém ribose em vez de desoxirribose, que é o açúcar presente no DNA. Além disso, o RNA possui uma hidroxila no carbono 2 da ribose. 2. Bases nitrogenadas: Enquanto o DNA possui as bases adenina, timina, citosina e guanina, o RNA substitui a timina pela uracila. A uracila se liga à adenina através de pontes de hidrogênio durante a síntese de proteínas. 3. Estrutura: O RNA pode existir como uma fita simples ou como uma fita dupla em algumas situações específicas. Sua estrutura secundária é formada por emparelhamento de bases e também pode apresentar estruturas terciárias mais complexas. 4. Tamanho: O RNA geralmente é menor que o DNA, pois é produzido a partir de uma das fitas do DNA durante a síntese de proteínas. Essas são algumas das características químicas do DNA e do RNA.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais