Logo Passei Direto
Buscar
O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento operário na República Velha (1889 -1930), lutava:


a) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos, como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista.
b) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora.
c) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos operários nos lucros das fábricas.
d) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas.
e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes e da abolição da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado em sindicatos.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Jozimar jozimar

há 3 anos

Resposta: Letra E

Explicação:

O anarquismo penetrou no Brasil nas primeiras décadas do século XX principalmente por meio de imigrantes italianos, já que na Itália havia, nessa época, um forte movimento anarquista articulado com o sindicalismo. As teses anarquistas, como o próprio nome indica, pregavam o fim de qualquer tipo de governo e defendiam a autogestão dos trabalhadores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

ina, qual foi a reação dos cariocas em meio a obrigatoriedade imposta pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz?


a)Aceitaram muito bem a ideia do Dr. Oswaldo Cruz.
b)Agradeceram ao Doutor, pois reconheceram a importância de sua imposição.
c)Os cariocas reagiram com muita violência. Prédios e lojas foram atacados e depredados, trilhos foram retirados e bondes foram virados.
d)Atacaram o médico e apedrejaram a casa dele.

"Conhecido como o navegante negro; Tinha a dignidade de um mestre-sala;..." O fragmento acima é da música de João Bosco e Aldir Blanc, "O mestre-sala dos mares", numa homenagem ao "Almirante Negro" que liderou a revolta dos marinh


Sobre a classe operária brasileira do final do século XIX e início do XX é correto afirmar que:

Na primeira década do século XX, o Brasil já tinha um contingente operário com mais de 100 mil trabalhadores, sendo a grande maioria concentrada nos estados da Bahia e Pernambuco.
Frente ao crescimento das manifestações operárias, o governo promulgou uma lei que garantia a permanência dos estrangeiros, mesmo que fossem considerados uma ameaça à ordem.
A repressão à greve de 1917 somente inflamou os operários a organizarem passeatas maiores pelo centro da cidade de São Paulo e também a formarem barricadas que se espalharam pelo bairro do Brás resistindo ao fogo aberto pelas autoridades.
No início da formação dessa classe de trabalhadores houve o predomínio de imigrantes asiáticos fortemente influenciados pelos princípios confucionistas e hinduístas.
Os trabalhadores fabris se uniram inicialmente em círculos religiosos que, futuramente, seriam determinantes para o surgimento dos primeiros partidos políticos.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) III, IV e V estão corretas.
d) Apenas a afirmativa IV está correta.
e) Apenas a afirmativa V está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina