Buscar

O texto técnico-científico tem por finalidade organizar e registrar o conhecimento científico resultante de pesquisas. Assim, possui certas caracte...

O texto técnico-científico tem por finalidade organizar e registrar o conhecimento científico resultante de pesquisas. Assim, possui certas características e especificidades. Por ser um texto preeminentemente dissertativo, em toda produção acadêmica, conhecer essas características contribui para os ajustes necessários a uma melhor redação acadêmica. A construção de sentido no texto se relaciona com a sua coesão e coerência, sendo que um texto coeso é quando seus vários enunciados estão organicamente articulados entre si, quando há concatenação entre eles. Nesse sentido, o que é um texto coerente? Assinale a alternativa CORRETA:


A - No texto coerente, a linguagem deve adequar-se à norma culta da língua já que os desvios dessa norma podem produzir efeitos desorientadores diminuindo o poder de argumentação do texto.
B - É um conjunto harmônico, em que cada etapa do trabalho científico se encaixa de maneira complementar, de modo que não haja nada destoante, ilógico, contraditório, ou desconexo.
C - Faz uso de vocabulário pertinente e preciso, com palavras em sentido denotativo ('sentido literal') e fundamentação das ideias com o uso de diversos tipos de argumento.
D - Entende-se por texto coerente a capacidade de sintetizar as ideias: transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.

Essa pergunta também está no material:

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO
14 pág.

Metodologia e Redação do Trabalho Científico UniasselviUniasselvi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B - É um conjunto harmônico, em que cada etapa do trabalho científico se encaixa de maneira complementar, de modo que não haja nada destoante, ilógico, contraditório, ou desconexo. A coerência textual está relacionada à lógica e à conexão entre as ideias apresentadas, garantindo a compreensão e a fluidez do texto técnico-científico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais