A partir dos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), novos parâmetros para a contabilidade brasileira foram estabelecidos, incluindo as demonstrações contábeis a serem apresentadas. De acordo com os pronunciamentos do CPC, julgue os itens seguintes. I A demonstração dos resultados abrangentes deve ser apresentada como coluna da demonstração das mutações do patrimônio líquido. II A demonstração do valor adicionado deve ser apresentada como uma demonstração complementar. III A demonstração do fluxo de caixa deve ser apresentada como uma demonstração obrigatória. IV A demonstração das origens e aplicações de recursos deve ser apresentada como uma demonstração complementar. V A demonstração das mutações do patrimônio líquido deve ser apresentada como uma demonstração obrigatória. Estão corretos apenas os itens:
I A demonstração dos resultados abrangentes deve ser apresentada como coluna da demonstração das mutações do patrimônio líquido. II A demonstração do valor adicionado deve ser apresentada como uma demonstração complementar. III A demonstração do fluxo de caixa deve ser apresentada como uma demonstração obrigatória. IV A demonstração das origens e aplicações de recursos deve ser apresentada como uma demonstração complementar. V A demonstração das mutações do patrimônio líquido deve ser apresentada como uma demonstração obrigatória. a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II, III e V. d) III, IV e V. e) I, IV e V.
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, mais completa que a Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, evidencia como o patrimônio líquido é alterado. Quando fizer referência às empresas de capital aberto deve-se evidenciar:
a participação em separado dos não controladores. a formação do resultado do período. a formação do resultado abrangente. a participação conjunta dos controladores e não controladores. A. a participação em separado dos não controladores. B. a formação do resultado do período. C. a formação do resultado abrangente. D. a participação conjunta dos controladores e não controladores.
De conformidade com o estabelecido pela Lei no 11.638/07, as aplicações em instrumentos financeiros, quando destinadas à negociação ou disponíveis para venda, devem ser avaliadas pelo valor
presente. de reposição. justo. de entrada. A. presente. B. de reposição. C. justo. D. de entrada.
I - A demonstração das mutações do patrimônio líquido deve evidenciar todas as alterações ocorridas no patrimônio líquido da entidade durante o período. II - Na demonstração dos fluxos de caixa, os eventos que impactam o caixa devem ser classificados, no mínimo, em atividades operacionais, atividades de investimento e atividades de financiamento. III - A demonstração do resultado do exercício inicia-se pela receita bruta de vendas, seguida pela dedução dos impostos, devoluções e abatimentos. A. Apenas o item I está certo. B. Todos os itens estão certos. C. Apenas o item II está certo. D. Apenas o item III está certo.
Admita que uma Sociedade Anônima fizesse aplicações temporárias em instrumentos financeiros com a intenção de resgate nas respectivas datas de vencimento. Tais aplicações devem ser avaliadas pelo
A. custo de aquisição, deduzido de provisão para atender às perdas prováveis na realização do seu valor, ou para redução do custo de aquisição ao valor de mercado, quando este for inferior. B. seu valor justo. C. valor original, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização. D. valor original, atualizado conforme disposições legais ou contratuais, ajustado ao valor provável de realização, quando este for inferior.
De acordo com o Pronunciamento Contábil CPC 00 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, Ativo é definido CORRETAMENTE como:
A. Todos os bens e direitos de uma entidade. B. Interesse residual dos passivos depois de deduzido todo o Patrimônio Líquido. C. Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade.