Buscar

Qual é a diferença entre libido e gozo na psicanálise?

Tô com muita dúvida nisso :/

"Comparando a paranoia e esquizofrenia em relação ao gozo. No paranoico o gozo está incluído no Outro como alteridade, sua posição é a de ser o objeto desse Outro que ele mesmo designa. No esquizofrênico há um despedaçamento dessa estrutura do Outro subjetivado, que não está presente, e o gozo faz retorno sobre o próprio corpo do sujeito. 

Na esquizofrenia ao contrário, após o processo de retirada do investimento objetal, a libido retirada não procura um novo objeto, mas se volta para o eu. Se na paranoia essa libido serve ao narcisismo e a megalomania na esquizofrenia, a libido retorna no corpo de maneira fragmentada concomitantemente ao investimento de determinados significantes."

A ideia não é a mesma nesse texto?


💡 1 Resposta

User badge image

Milca Cibelle

A libido para Freud é vista como uma força energética e utilizável nos instintos da vida. Muitos interpretam de maneira generalizada a função e a própria existência dessa energia.

O termo gozo em psicanálise não se refere a um prazer, mas sim a um mal para o sujeito, exatamente por implicar em sua destruição. Na transgressão o gozo consistiria no ultrapassamento das barreiras que fazem impedimento ao objeto, havendo a tentativa de encontrar a Coisa.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais