Buscar

O olfato e o paladar são sentidos químicos. Os sistemas neurais que intermedeiam estas sensações, os sistemas gustatório e olfatório, estão entre a...

O olfato e o paladar são sentidos químicos. Os sistemas neurais que intermedeiam estas sensações, os sistemas gustatório e olfatório, estão entre aqueles filogeneticamente mais antigos do encéfalo e, ao perceberem substâncias químicas na cavidade oral e nasal, trabalham conjuntamente. A importância do paladar reside no fato de que ele permite a um indivíduo selecionar substâncias específicas de acordo com os seus desejos e, frequentemente, de acordo com as necessidades metabólicas dos tecidos corpóreos. As sensações de cheiros e sabores dos alimentos surgem pela interação de moléculas com os receptores da olfação e gustação. Assim, sobre paladar e olfato podemos afirmar que: A) As moléculas extraídas dos alimentos entram em contato com receptores olfativos e de gustação, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico e córtex sensitivo. B) Após serem interpretados e compreendidos, os estímulos desencadeiam respostas sensoriais dependendo do nervo olfativo que é estimulado. C) Bloqueiam as demais informações do sistema nervoso periférico, estimulando o sistema nervoso central, incluindo o córtex motor. D) Essas sensações envolvem informações que são levadas do neurônio como um estímulo mecânico, envolvendo a hiperpolarização e a redução de potenciais de ação. E) São sensações que substituem a visão, pois informam o córtex sensorial sobre o formato e o tamanho dos objetos.

O olfato e o paladar são sentidos químicos.
Os sistemas neurais que intermedeiam estas sensações, os sistemas gustatório e olfatório, estão entre aqueles filogeneticamente mais antigos do encéfalo e, ao perceberem substâncias químicas na cavidade oral e nasal, trabalham conjuntamente.
A importância do paladar reside no fato de que ele permite a um indivíduo selecionar substâncias específicas de acordo com os seus desejos e, frequentemente, de acordo com as necessidades metabólicas dos tecidos corpóreos.
As sensações de cheiros e sabores dos alimentos surgem pela interação de moléculas com os receptores da olfação e gustação.
A) As moléculas extraídas dos alimentos entram em contato com receptores olfativos e de gustação, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico e córtex sensitivo.
B) Após serem interpretados e compreendidos, os estímulos desencadeiam respostas sensoriais dependendo do nervo olfativo que é estimulado.
C) Bloqueiam as demais informações do sistema nervoso periférico, estimulando o sistema nervoso central, incluindo o córtex motor.
D) Essas sensações envolvem informações que são levadas do neurônio como um estímulo mecânico, envolvendo a hiperpolarização e a redução de potenciais de ação.
E) São sensações que substituem a visão, pois informam o córtex sensorial sobre o formato e o tamanho dos objetos.

💡 3 Respostas

User badge image

DIOGO

A

0
Dislike1
User badge image

DIOGO

as moléculas extraidas dos alimentos entram em contato com o receptores olfativas e gustação, enviando impulsos nervosos para o sistema límbico e córtex sensitivo.

0
Dislike1
User badge image

jessica naiele

letra a

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais