Buscar

QUAL COMPONENTE NITROGENADO NÃO PROTEICO PRESENTE NO PLASMA HUMANO É UTILIZADO PARA A AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL. POR QUÊ? A creatinina é o compone...

QUAL COMPONENTE NITROGENADO NÃO PROTEICO PRESENTE NO PLASMA HUMANO É UTILIZADO PARA A AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO RENAL. POR QUÊ?

A creatinina é o componente nitrogenado não proteico mais utilizado para a avaliação da função renal.
A creatinina é livremente filtrada pelos rins, especificamente no glomérulo, não é reabsorvida e sofre pequena secreção no túbulo distal.

Essa pergunta também está no material:

APS1 pdf
1 pág.

Bioquímica I Universidade PotiguarUniversidade Potiguar

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O componente nitrogenado não proteico presente no plasma humano utilizado para a avaliação da função renal é a creatinina. A creatinina é amplamente utilizada como um marcador da função renal devido ao fato de ser livremente filtrada pelos rins, não ser reabsorvida e sofrer apenas uma pequena secreção no túbulo distal. Isso significa que a quantidade de creatinina presente no plasma é diretamente proporcional à taxa de filtração glomerular, que é um indicador importante da função renal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais