Buscar

O sistema respiratório depende de estímulos nervosos constantes e o controle da respiração tem componentes que são automáticos e outros que são vol...

O sistema respiratório depende de estímulos nervosos constantes e o controle da respiração tem componentes que são automáticos e outros que são voluntários. Diferentes receptores presentes em nosso organismo são sensíveis a situações que geram respostas na respiração. Informações sensoriais provenientes, por exemplo, da pressão parcial de gás carbônico, do grau de expansão pulmonar e da presença de agentes irritantes geram impulsos que controlam os músculos respiratórios e o ciclo respiratório, mediante ação de neurônios do sistema nervoso central. GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 13. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. Considere as seguintes afirmativas sobre mecanismos regulação da respiração. I. A hipóxia denominada hipóxica ocorre, por exemplo, quando uma pessoa está em elevadas altitudes, onde a menor pressão barométrica eleva a pressão parcial do oxigênio, alterando as trocas gasosas. II. A hipóxia classificada como hipóxica estimula os receptores denominados barorreceptores, levando a uma maior ventilação. III. A asma é um exemplo de situação que pode levar a hipóxia hipóxica, pois com o aumento na resistência nas vias aéreas ocorre diminuição do fluxo de ar, prejudicando assim a troca gasosa e reduzindo a oxigenação sanguínea. IV. A hipercapnia ocorre pelo acúmulo de oxigênio no corpo, situação que leva a uma depressão do centro respiratório. V. A acidose metabólica acontece devido a um aumento de ácidos orgânicos no corpo e leva à compensação hiperventilatória pelo sistema respiratório, ocorrendo uma consequente diminuição na pressão alveolar de gás carbônico, com a redução de hidrogênio no sangue. Agora, assinale a alternativa que reúne as afirmativas corretas.

I. A hipóxia denominada hipóxica ocorre, por exemplo, quando uma pessoa está em elevadas altitudes, onde a menor pressão barométrica eleva a pressão parcial do oxigênio, alterando as trocas gasosas.
II. A hipóxia classificada como hipóxica estimula os receptores denominados barorreceptores, levando a uma maior ventilação.
III. A asma é um exemplo de situação que pode levar a hipóxia hipóxica, pois com o aumento na resistência nas vias aéreas ocorre diminuição do fluxo de ar, prejudicando assim a troca gasosa e reduzindo a oxigenação sanguínea.
IV. A hipercapnia ocorre pelo acúmulo de oxigênio no corpo, situação que leva a uma depressão do centro respiratório.
V. A acidose metabólica acontece devido a um aumento de ácidos orgânicos no corpo e leva à compensação hiperventilatória pelo sistema respiratório, ocorrendo uma consequente diminuição na pressão alveolar de gás carbônico, com a redução de hidrogênio no sangue.
a. I, II e V.
b. II, III e V.
c. III, IV e V.
d. II e IV.
e. II e V.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 (A2) Sistema Cardiorrespiratório
13 pág.

Sistema Cardiorrespiratório Faculdade das AméricasFaculdade das Américas

💡 2 Respostas

User badge image

Carolina Danin Otsuka

II,III E V

1
Dislike0
User badge image

Josy

B

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais