Buscar

1) Explique as espécies de pagamento indireto. 2) O que são credores Pignorático (Art. 1433, ao 1435 do CC) e quirogáfario (Art 162 Lei 10.406,CC)

Trabalho de Direito das Obrigações.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

1) Os pagamentos indiretos são aqueles em que o devedor não paga diretamente ao credor, mas sim a terceiros que possuem relação com o credor. Existem duas espécies de pagamento indireto: a sub-rogação e a cessão de crédito. Na sub-rogação, o devedor paga a um terceiro que, por sua vez, quita a dívida com o credor. Já na cessão de crédito, o devedor transfere a dívida para um terceiro, que passa a ser o novo credor. 2) Credores pignoratícios são aqueles que possuem um direito real de garantia sobre um bem móvel do devedor, como uma joia ou um veículo, por exemplo. Caso o devedor não pague a dívida, o credor pignoratício pode executar o bem em questão para receber o valor devido. Já os credores quirografários são aqueles que não possuem garantia real sobre nenhum bem do devedor. Eles têm apenas o direito de receber o valor devido, sem qualquer preferência em relação a outros credores.
1
Dislike0
User badge image

Larissa Ferreira

Lembrando que as especies de pagamento indireto, são : Consignação / Sub-rogação/ Imputação/ Dação de pagamento/ Novação / Compensação/ Confusão / Remissão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais