Buscar

A aula 4 apresenta diferentes concepções de homem por diferentes teóricos. Marque abaixo CORRETO (C) ou INCORRETO (I) para as concepções correspond...

A aula 4 apresenta diferentes concepções de homem por diferentes teóricos. Marque abaixo CORRETO (C) ou INCORRETO (I) para as concepções correspondentes aos teóricos. ( ) Freud afirma que o desenvolvimento humano é explicado por fatores psicossexuais. Os componentes do aparelho psíquico (id, ego e superego) têm dinâmicas próprias que são geradoras de conflito. O id existe desde o nascimento, é zona inconsciente e primitiva; o ego forma-se no primeiro ano de vida, sendo regido pelo princípio da realidade; e o superego forma-se entre os três e os cinco anos de vida, resulta do processo de socialização. (C) ( ) Segundo Piaget , o comportamento é definido na interação entre as estruturas biológicas e o ambiente, e a inteligência se constrói progressivamente ao longo do tempo, por estágios universais cuja sequência é definida. (C) ( ) Vygotsky propõe que a psicologia, para se tornar ciência, deve adotar o objeto e os métodos da psicologia animal. Valoriza o comportamento observável e o método experimental e rejeita a possibilidade de transmissão hereditária de aptidões e de qualidades da personalidade. Destaca a importância do meio ambiente como determinante do desenvolvimento humano, pois considera que o comportamento é o conjunto de respostas observáveis de forma objetiva aos estímulos externos. (I) ( ) Watson afirma que a consciência humana vem da relação do homem com a realidade de uma história social que é vinculada ao trabalho e a linguagem. O homem é construído historicamente e sua subjetividade surge das circunstâncias em que vive no seu contexto social. Não há um indivíduo pronto e acabado, mas uma subjetividade em permanente processo de construção. O desenvolvimento humano se dá, portanto, no âmbito da cultura e fundamentalmente por meio do trabalho social. (I)

( ) Freud afirma que o desenvolvimento humano é explicado por fatores psicossexuais. Os componentes do aparelho psíquico (id, ego e superego) têm dinâmicas próprias que são geradoras de conflito. O id existe desde o nascimento, é zona inconsciente e primitiva; o ego forma-se no primeiro ano de vida, sendo regido pelo princípio da realidade; e o superego forma-se entre os três e os cinco anos de vida, resulta do processo de socialização. (C)
( ) Segundo Piaget , o comportamento é definido na interação entre as estruturas biológicas e o ambiente, e a inteligência se constrói progressivamente ao longo do tempo, por estágios universais cuja sequência é definida. (C)
( ) Vygotsky propõe que a psicologia, para se tornar ciência, deve adotar o objeto e os métodos da psicologia animal. Valoriza o comportamento observável e o método experimental e rejeita a possibilidade de transmissão hereditária de aptidões e de qualidades da personalidade. Destaca a importância do meio ambiente como determinante do desenvolvimento humano, pois considera que o comportamento é o conjunto de respostas observáveis de forma objetiva aos estímulos externos. (I)
( ) Watson afirma que a consciência humana vem da relação do homem com a realidade de uma história social que é vinculada ao trabalho e a linguagem. O homem é construído historicamente e sua subjetividade surge das circunstâncias em que vive no seu contexto social. Não há um indivíduo pronto e acabado, mas uma subjetividade em permanente processo de construção. O desenvolvimento humano se dá, portanto, no âmbito da cultura e fundamentalmente por meio do trabalho social. (I)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Aqui estão as respostas corretas para as concepções dos teóricos mencionados: - Freud afirma que o desenvolvimento humano é explicado por fatores psicossexuais. Os componentes do aparelho psíquico (id, ego e superego) têm dinâmicas próprias que são geradoras de conflito. O id existe desde o nascimento, é zona inconsciente e primitiva; o ego forma-se no primeiro ano de vida, sendo regido pelo princípio da realidade; e o superego forma-se entre os três e os cinco anos de vida, resulta do processo de socialização. (CORRETO) - Segundo Piaget, o comportamento é definido na interação entre as estruturas biológicas e o ambiente, e a inteligência se constrói progressivamente ao longo do tempo, por estágios universais cuja sequência é definida. (CORRETO) - Vygotsky propõe que a psicologia, para se tornar ciência, deve adotar o objeto e os métodos da psicologia animal. Valoriza o comportamento observável e o método experimental e rejeita a possibilidade de transmissão hereditária de aptidões e de qualidades da personalidade. Destaca a importância do meio ambiente como determinante do desenvolvimento humano, pois considera que o comportamento é o conjunto de respostas observáveis de forma objetiva aos estímulos externos. (INCORRETO) - Watson afirma que a consciência humana vem da relação do homem com a realidade de uma história social que é vinculada ao trabalho e a linguagem. O homem é construído historicamente e sua subjetividade surge das circunstâncias em que vive no seu contexto social. Não há um indivíduo pronto e acabado, mas uma subjetividade em permanente processo de construção. O desenvolvimento humano se dá, portanto, no âmbito da cultura e fundamentalmente por meio do trabalho social. (INCORRETO)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais