Buscar

Descreva os fundamentos da psicanálise

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A psicanálise é uma teoria criada por Sigmund Freud que busca compreender o funcionamento da mente humana e o comportamento humano. Seus fundamentos incluem: 1. Inconsciente: a psicanálise acredita que grande parte do comportamento humano é determinado por impulsos inconscientes, ou seja, pensamentos e desejos que não estão acessíveis à consciência. 2. Traumas de infância: a psicanálise acredita que traumas de infância podem influenciar o comportamento humano na vida adulta. 3. Transferência: a psicanálise utiliza a transferência como uma ferramenta terapêutica, onde o paciente transfere sentimentos e emoções para o terapeuta, permitindo que o paciente explore seus sentimentos e emoções. 4. Conflito: a psicanálise acredita que o conflito é uma parte natural da vida e que a resolução de conflitos pode levar a um maior autoconhecimento e crescimento pessoal. 5. Sexualidade: a psicanálise acredita que a sexualidade é uma parte fundamental da vida humana e que a repressão sexual pode levar a problemas psicológicos. Esses são alguns dos fundamentos da psicanálise, mas é importante lembrar que a teoria é complexa e abrange muitos outros conceitos e ideias.
0
Dislike0
User badge image

Augusto Moraes

A psicanálise é uma abordagem psicoterapêutica desenvolvida por Sigmund Freud, que visa explorar e compreender os processos mentais inconscientes e sua influência no comportamento humano. Os fundamentos da psicanálise envolvem conceitos e princípios centrais, como:

  1. Inconsciente: A psicanálise postula que a mente humana é composta por três níveis: consciente, pré-consciente e inconsciente. O inconsciente contém pensamentos, desejos, memórias e emoções reprimidas, que exercem influência sobre o comportamento, mesmo que a pessoa não esteja ciente delas.
  2. Sexualidade e pulsões: A sexualidade é um aspecto central na teoria psicanalítica, mas não se limita à sexualidade física. Freud concebia a sexualidade como uma energia vital chamada de "pulsão". As pulsões podem ser de natureza sexual (eros) e também incluem impulsos agressivos (thanatos). A energia das pulsões influencia o comportamento humano e pode ser direcionada de diferentes maneiras.
  3. Estrutura da personalidade: A psicanálise propõe uma estrutura da personalidade composta por três elementos: o id, o ego e o superego. O id representa os impulsos e desejos primitivos, buscando a gratificação imediata e operando de acordo com o princípio do prazer. O superego representa a consciência moral e os valores internalizados, buscando a moralidade e o comportamento socialmente aceito. O ego age como um mediador entre o id e o superego, buscando equilibrar as demandas do mundo interno e externo.
  4. Mecanismos de defesa: A psicanálise descreve uma série de mecanismos de defesa utilizados pelo ego para lidar com a ansiedade e proteger-se das demandas conflitantes do id e do superego. Alguns exemplos de mecanismos de defesa incluem a repressão (o recalque de pensamentos ou memórias indesejadas para o inconsciente), a projeção (atribuir a outros os próprios sentimentos indesejados), a negação (recusar-se a aceitar uma realidade dolorosa) e a sublimação (canalizar impulsos indesejados para atividades socialmente aceitas).
  5. Transferência: Na psicanálise, o relacionamento terapêutico é visto como um microcosmo das relações interpessoais na vida do paciente. A transferência ocorre quando o paciente projeta sentimentos e padrões de relacionamento inconscientes no terapeuta, recriando dinâmicas emocionais passadas. A transferência é explorada e interpretada como uma forma de compreender e trabalhar com os conflitos e padrões repetitivos.
  6. Livre associação e interpretação: A técnica fundamental da psicanálise é a livre associação, na qual o paciente é encorajado a expressar livremente seus pensamentos, sentimentos e imagens, sem censura. O terapeuta então faz interpretações desses conteúdos, buscando revelar os significados inconscientes subjacentes e os padrões recorrentes.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais