Buscar

Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, é um texto do filósofo grego Platão, parte do Livro VII de A República. Através de um diálogo entre as per...

Mito da Caverna, ou Alegoria da Caverna, é um texto do filósofo grego Platão, parte do Livro VII de A República. Através de um diálogo entre as personagens Sócrates e Glauco, Platão faz uma parábola para demonstrar como a escuridão e as trevas da ignorância podem ser superadas pela busca do conhecimento, da verdade.


Essa pergunta também está no material:

simulado Estácio
1 pág.

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Santos Maia

Isso qual seria a pergunta ?
0
Dislike0
User badge image

Maria Oliveira

Mas qual a pergunta?
0
Dislike0
User badge image

Camila Maia Dias

O filósofo da Grécia Antiga, Platão, descreve no livro “A república” a alegoria da caverna. Ele conta como alguns homens estão presos em uma caverna na qual só há uma abertura na direção de suas costas. Eles olham para a parede à frente nas quais sombras são projetadas. Elas são efeito da luz que bate nas coisas e pessoas lá fora e desenham na parede apenas os resquícios do que acontece na vida real fora da caverna.

Segundo seus conhecimentos sobre o tema, assinale a opção correta que descreva o que o autor pretendia ensinar a partir dessa parábola.


Escolha uma opção:

a.

A alegoria da caverna mostra como Platão acreditava que nunca sairíamos do estado de ilusão vivido na caverna. O mundo lá fora é inacessível para os humanos, segundo Platão.


b.

As sombras representam para Platão nossa realidade, enquanto que a luz lá fora significa aquilo que nos inacessível, o divino.

c.

Para Platão, as sombras nas cavernas significavam aquilo que podemos conhecer apenas pela sensibilidade, e deveríamos chegar à luz para tornar as sensações mais claras.


d.

Platão achava que apenas aqueles que estavam do lado de fora da caverna podiam acessar a verdade, sendo impossível aos homens que estavam presos um dia soltarem-se e conhecerem a verdade.


e.

Platão acreditava que nós só conhecíamos a aparência da verdade, e que devíamos nos livrar dos grilhões da ilusão para alcançar a verdade, assim como os homens presos na caverna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais