Buscar

As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa con...

As pragas utilizam odores para seleção do hospedeiro, escolha de locais de oviposição, acasalamento, organização das atividades sociais, defesa contra predadores e diversos outros tipos de comportamento. O uso de substâncias químicas (semioquímicos) contendo tais odores permite a manipulação comportamental de grupos de pragas, sendo uma forma de controle frequentemente utilizada na agricultura. Sobre o controle por comportamento, analise as sentenças a seguir:
I- A técnica da repelência consiste no uso de substâncias de baixo peso molecular, geralmente voláteis, sobretudo óleos vegetais, que atuam afastando as pragas da fonte produtora.
II- O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual, aumentando as chances de encontros e/ou agregação dos sexos, e consequentemente, facilitando o acasalamento das pragas.
III- O método da atração com plantas iscas consiste na utilização de partes da própria planta para atrair determinada praga. Isso ocorre, por exemplo, no uso de seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo visando ao controle do moleque-da-bananeira.
Assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - ENTOMOLOGIA AGRICOLA
5 pág.

Entomologia Agrícola Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. As sentenças II e III estão corretas. O método do confundimento consiste em saturar as áreas com feromônio sexual para facilitar o acasalamento das pragas. Já o método da atração com plantas iscas utiliza partes da própria planta para atrair determinada praga, como no caso do controle do moleque-da-bananeira utilizando seções de pseudocaule da bananeira em formato de telha ou queijo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais