Buscar

Na aula 3, Tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, sobre a política trabalhista do método taylorista, ...

Na aula 3, Tema 3 – Modelo taylorista de produção industrial e educação de Educação e Trabalho, sobre a política trabalhista do método taylorista, instituído por Frederick Taylor, assinale a alternativa correta:

Porém, o que nos interessa nesse estudo foram suas contribuições para os processos de gestão da produção e os impactos dessas ideias no campo educacional.
Taylor defendia a aplicação do método científico no gerenciamento de uma empresa tanto na produção, quanto na gestão da empresa.
Taylor defendia a concessão de alguns direitos e benefícios aos trabalhadores, tais como o aumento de salário e a diminuição de jornada de trabalho, promoções e gratificações por desempenho, e a concessão de descanso semanal remunerado.
A administração proposta era de cunho científica e se caracterizava pela hierarquização, controle rígido, padronização e qualificação profissional.
A) Cassação dos direitos deferidos ao trabalhador, com administração militarizada e hierárquica, aliada ao regime escravocrata.
B) A defesa da concessão de alguns direitos e benefícios trabalhistas, tendo uma administração científica e hierarquizada, e qualificação profissional.
C) A instituição do método Lancaster no ensino da linha de produção, sem benefícios trabalhistas, aliados a administração de rigidez militar, com carga horária de 16 horas diárias.
D) A instituição do modelo de ensino fordista na linha de produção, com benefícios aos trabalhadores e redução da carga horária semanal.
E) O ensino propedêutico para os jovens da linha de produção, rígido controle do estoque das fábricas, trazendo o homem do campo para a cidade, reduzindo assim os salários.

Essa pergunta também está no material:

gabarito corrigido100
12 pág.

Pedagogia Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 3 Respostas

User badge image

edinaldo golec

A alternativa correta é a letra B: A defesa da concessão de alguns direitos e benefícios trabalhistas, tendo uma administração científica e hierarquizada, e qualificação profissional.

O método taylorista, desenvolvido por Frederick Taylor, foi uma abordagem científica da gestão do trabalho que buscava aumentar a eficiência e a produtividade nas fábricas. Taylor teve a aplicação de princípios científicos para analisar e otimizar as tarefas realizadas pelos trabalhadores, com o objetivo de eliminar desperdícios e melhorar a eficiência.

No âmbito da política trabalhista, o método taylorista defende a concessão de alguns direitos e benefícios trabalhistas, como o pagamento de salários justos e a garantia de condições de trabalho cumpridas. Além disso, o taylorismo também enfatizava a necessidade de qualificação profissional, buscando aprimorar as habilidades dos trabalhadores para que pudessem realizar suas tarefas de forma mais eficiente.

Portanto, a implementação do método taylorista no contexto da produção industrial estava associada à defesa de direitos e benefícios trabalhistas, à administração científica e hierarquizada, e à valorização da qualificação profissional do trabalhador.






0
Dislike0
User badge image

Priscila Cayanne

D) A instituição do modelo de ensino fordista na linha de produção, com benefícios aos trabalhadores e redução da carga horária semanal.


0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

pkk

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais