Buscar

Sobre a dor, analise as afirmativas a seguir: I. A dor fisiológica ou aguda é resultado de uma injúria tecidual, sendo geralmente transitória e se...

Sobre a dor, analise as afirmativas a seguir: I. A dor fisiológica ou aguda é resultado de uma injúria tecidual, sendo geralmente transitória e se limitando ao período de tratamento da lesão. Dessa forma, tem um papel biológico e de defesa do organismo. II. A nocicepção está envolvida com o processo neurológico de codificação dos estímulos nocivos, tendo como consequência uma ação comportamental (por exemplo, um animal que pisa em uma chapa quente e retira o membro imediatamente) ou uma ação autonôma (aumento da pressão arterial na presença de dor intensa). III. A dor crônica continua para além do período de uma doença aguda, tendo papel biológico, com prazo de término específico. É considerada um estado de doença. Na medicina humana, comprovadamente, a dor crônica afeta o bem-estar físico e psicológico. A dor crônica é a dor que persiste após período normal de cura, com processos que não cicatrizaram, ou que são recorrentes. IV. É muito importante que médicos veterinários adotem o hábito de realizar a avaliação da dor em todos os pacientes que sejam atendidos. Ter essas escalas de dor de forma acessível no consultório, ou mesmo construir fichas para avaliação da dor no paciente são atitudes imprescindíveis, inclusive para, após iniciarmos o tratamento, avaliarmos a evolução do quadro, determinando a eficácia da terapia adotada. É correto o que se afirma em:

I. A dor fisiológica ou aguda é resultado de uma injúria tecidual, sendo geralmente transitória e se limitando ao período de tratamento da lesão. Dessa forma, tem um papel biológico e de defesa do organismo.
II. A nocicepção está envolvida com o processo neurológico de codificação dos estímulos nocivos, tendo como consequência uma ação comportamental (por exemplo, um animal que pisa em uma chapa quente e retira o membro imediatamente) ou uma ação autonôma (aumento da pressão arterial na presença de dor intensa).
III. A dor crônica continua para além do período de uma doença aguda, tendo papel biológico, com prazo de término específico. É considerada um estado de doença. Na medicina humana, comprovadamente, a dor crônica afeta o bem-estar físico e psicológico. A dor crônica é a dor que persiste após período normal de cura, com processos que não cicatrizaram, ou que são recorrentes.
IV. É muito importante que médicos veterinários adotem o hábito de realizar a avaliação da dor em todos os pacientes que sejam atendidos. Ter essas escalas de dor de forma acessível no consultório, ou mesmo construir fichas para avaliação da dor no paciente são atitudes imprescindíveis, inclusive para, após iniciarmos o tratamento, avaliarmos a evolução do quadro, determinando a eficácia da terapia adotada.
I.
II.
III.
IV.

Essa pergunta também está no material:

QUIZ - Dor compreender e tratar
7 pág.

Neurologia Veterinária Universidade de PernambucoUniversidade de Pernambuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas corretas são: I. A dor fisiológica ou aguda é resultado de uma injúria tecidual, sendo geralmente transitória e se limitando ao período de tratamento da lesão. Dessa forma, tem um papel biológico e de defesa do organismo. II. A nocicepção está envolvida com o processo neurológico de codificação dos estímulos nocivos, tendo como consequência uma ação comportamental (por exemplo, um animal que pisa em uma chapa quente e retira o membro imediatamente) ou uma ação autônoma (aumento da pressão arterial na presença de dor intensa). III. A dor crônica continua para além do período de uma doença aguda, tendo papel biológico, com prazo de término específico. É considerada um estado de doença. Na medicina humana, comprovadamente, a dor crônica afeta o bem-estar físico e psicológico. A dor crônica é a dor que persiste após período normal de cura, com processos que não cicatrizaram, ou que são recorrentes. IV. É muito importante que médicos veterinários adotem o hábito de realizar a avaliação da dor em todos os pacientes que sejam atendidos. Ter essas escalas de dor de forma acessível no consultório, ou mesmo construir fichas para avaliação da dor no paciente são atitudes imprescindíveis, inclusive para, após iniciarmos o tratamento, avaliarmos a evolução do quadro, determinando a eficácia da terapia adotada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais